Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Trigo Sarraceno

Trigo Sarraceno

O trigo sarraceno é mais uma alternativa ao cardápio dos alérgicos ao glúten.

Esse cereal, que na verdade não é um tipo de trigo, mas mais próximo da família do arroz, é nativo da Ásia Central, e chegou à Europa durante a Idade Média.

De cor negra, é considerado um cereal pobre, cultivado em lugares frios e de solo pouco apropriado para o trigo ou o arroz, como nas regiões montanhosas da Ásia.

É consumido na forma de grãos, ou de farinha. No Japão é muito consumido o macarrão feito desse trigo, o soba. Esse produto também contém farinha de trigo, sendo assim, contém glúten!


O preparo do trigo sarraceno é simples como do arroz, deve ser lavado e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de água. O trigo sarraceno é encontrado em lojas de produtos naturais, ou orientais.



O trigo sarraceno, ou mouro é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavonóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc.

No excelente site http://www.japaobrasil.com.br/ há um artigo sobre a história do Soba no Japão:

“O soba (trigo sarraceno ou mouro) chegou ao Japão juntamente com o Budismo. Com o intuito de ampliar esta religião, muitos templos foram construídos em várias regiões do país. Como conseqüência, a alimentação dos religiosos também se tornou popular, propiciando o surgimento de diversos pratos à base de soba. Os antigos japoneses usavam o soba debulhado para fazer uma espécie de ojiya (sopa grossa), comendo-o ora misturado a outros cereais, ora sovando-o com água quente (sobagaki), ou como moti (sobamochi), obtido depois de sovar a massa até que esta ficasse com a consistência de moti. Todos estes pratos acabaram caindo no esquecimento e hoje, basicamente, come-se o soba em forma de macarrão, conhecido como sobakiri (literalmente soba cortado), ou simplesmente soba, que surgiu somente na Era Edo (1600 –1867).


O soba possui um teor nutritivo superior ao do arroz e ao do próprio trigo, pois não sofre o processo de purificação. Rico em proteína, aminoácidos, vitamina B1 e B2, ele contém também um nutriente conhecido como rutina, que promove o fortalecimento das veias capilares, evitando a ocorrência de hemorragias internas, além de combater a pressão alta e diminuir a taxa de açúcar no sangue, ativando as funções do pâncreas. Os maiores produtores de trigo soba no Japão são as províncias de Hokkaido, Nagano e Fukushima. Porém, o Japão importa grande parte do soba consumido internamente, principalmente da China, Estados Unidos e Canadá.”
Fonte: http://www.japaobrasil.com.br/historia_culinaria/287.php


Receitas

O trigo sarraceno pode ser utilizado, misturado a outras farinhas, para fazer pães, bolos e crepes; para engrossar molhos e ensopados. Para fazer mingau, os grãos devem ser bem cozidos. Seus grãos podem ser servidos na forma de salada.

Tabule
Ingredientes
- ½ xíc. de trigo sarraceno
- 1 tomate
- 1 cebola roxa
- 1 pepino japonês
- 1 pimentão verde pequeno
- salsa, cebolinha
- folhas de hortelã
- vinagre de arroz
- azeite de oliva
- sal e pimenta a gosto

Como Fazer
Deixar o trigo sarraceno de molho por ½ dia.
Escorrer a água, misturar todos os ingredientes previamente picados. Temperar a gosto.
obs.: Ainda não testamos essas receitas de pão. Se você já tiver utilizado o trigo sarraceno no cozimento de pão sem glúten, nos mande sua opinião!


Pãezinhos de Trigo Sarraceno
Ingredientes
- 2 xíc. de trigo sarraceno
- 4 ovos
- 1 c.c. de sal
- 1 c.s. de fermento em pó
- farinha de soja e margarina para untar
- orégano (opcional)

Como Fazer
Moa o trigo sarraceno no liquidificador ou no processador como farinha.
Na tigela da batedeira misture o trigo com os ovos batidos, junte o sal e o fermento, deixando uma mistura homogênea.
Unte e enfarinhe com farinha de soja as forminhas de empadas, distribua a massa, polvilhe orégano e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até estar assado.
fonte: http://www.casagourmet.com.br/cgm/recipes.asp?recipeId=5612

Pão de Minuto de Trigo Sarraceno
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de trigo sarraceno: triturar o trigo no liquidificador aos poucos até virar farinha
- Extrato de soja (leite) suficiente para dar liga (aproximadamente 1/3 de xíc.
- ½ c.c. de sal moído iodado marinho
- 1 c.s. de fermento em pó
- 2 c.s. de manteiga ou óleo

Como Fazer
Peneirar todos os ingredientes secos numa tigela, adicionar manteiga e leite, amassando-os muito bem, até obter uma massa lisa.
Fazer pãezinhos não muito altos para que não fiquem crus internamente e colocar em assadeira enfarinhada com farinha de trigo sarraceno.
Pincelar com gema misturada com um pouco de açúcar e assar em forno quente por aproximadamente 20 minutos.
Sugestão: Substituir o sal por 1 c.s. de açúcar demerara e rechear com goiabada, marmelada ou banana.
Fonte: http://livrodereceitas.com/vegetarianas/vege1433.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário