Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sódio

Substitua alimentos ricos em sódio com estas dicas e receitas

Reduzir sal e embutidos é um bom começo para prevenir e controlar hipertensão


A hipertensão  se tornou uma verdadeira epidemia. Cerca de 22,7% da população adulta brasileira sofre desse mal. As estatísticas são ainda mais alarmantes quando analisados apenas os indivíduos acima de 60 anos: metade deles tem pressão alta. "Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento desse problema é o alto consumo de sódio, que favorece o acúmulo de líquidos no corpo, aumentando o volume sanguíneo e, consequentemente, elevando a pressão arterial", explica a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de sal  ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro!
Substitua o shoyu



Em 15 ml de shoyu tradicional, há 818 mg de sódio. "Já a versão light apresenta uma redução de, pelo menos, 25% da quantidade desse nutriente. Entretanto, para diminuir ainda mais a ingestão de sódio no dia a dia, vale mergulhar sushis e sashimis em um simples suco de limão ou ainda em um molho mais elaborado, com limão, mostarda, cebola e azeite.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário