Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coleta de Óleo de Cozinha

Prefeitura de Curitiba coleta óleo de cozinha usado

Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a prefeitura de Curitiba  está lançando o serviço de coleta especial de óleo de fritura. O recolhimento está sendo feito nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos. Com a coleta especial a prefeitura espera ajudar na preservação do meio ambiente e até na prevenção contra enchentes.

"Curitiba é referência na preservação do meio ambiente  e continuará sendo, pois a Prefeitura sempre buscará tecnologias e tendências que venham contribuir com a área ambiental", diz o prefeito Beto Richa. "Agora que este novo serviço foi lançado, é preciso que a população colabore, separando o óleo e encaminhado-o à reciclagem.

O secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, afirma que a coleta é muito importante para que a população possa descartar corretamente o óleo de fritura. "O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente."

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida. Se for para a rede de esgoto, o óleo também encarece o tratamento dos resíduos em 45%. O óleo que atinge os rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes, o que contribui para ocorrência de enchentes.

Além de evitar que o óleo usado seja descartado de forma inadequada e contamine o meio ambiente, o novo serviço da Prefeitura beneficia as famílias cadastradas no Câmbio Verde, programa de recolhimento de lixo reciclável. Na coleta feita nestes postos, dois litros de óleo dão direito a um quilograma de hortifrutigranjeiros.

O material recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeito e depois segue para uma empresa da região metropolitana especializada em reciclagem de óleo de fritura, com licença ambiental para a atividade.

Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da prefeitura na internet (
www.curitiba.pr.gov.br).


 Este artigo ensina a fazer sabão, é interessante e têm  um montão de receitinha. Escolha a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário