Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

02 de julho de 2012

02 de Julho - Dia do Hospital
Uma homenagem para todos os funcionários do hospital Santa Clara - Otacilio costa - SC


PARABÉNS a você funcionário/profissional que trabalha em HOSPITAIS, valorizando a assistência a saúde e a vida das pessoas. Sem médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, serviços administrativos, serviços de apoio  e demais equipes não existiria a medicina na vida de todos os seres humanos.
O dia do hospital foi criado para homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, dentro dos hospitais, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, secretárias, faxineiras, cozinheiras, dentre outros.


Essa data foi escolhida por ser a data de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, 02 de julho de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas.
O primeiro hospital do Brasil foi criado por Braz Cubas, em 1545, quando Santos ainda era um povoado de Enguaguaçu. Sendo a data de sua fundação o dia primeiro de janeiro, conhecido mundialmente como o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, também para homenagear o maior hospital de Lisboa, em Portugal. Desse nome, saiu também o nome da cidade de Santos.
Os hospitais têm uma rotina muito agitada, pois logo ao amanhecer já podemos ver os profissionais trabalhando, movimentando o local.
Porém, a saúde em nosso país não é tratada com respeito, uma vez que está garantida pela Constituição Federal, que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. O Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se desordenado, não tendo condições de atender a toda população. Não há vagas para todos que necessitam dos serviços, os leitos e aparelhagens estão comprometidos, as estruturas físicas encontram-se em péssimas condições, os salários são muito baixos, fato que gera a falta de profissionais, constantemente faltam medicamentos necessários para os tratamentos, não existem verbas suficientes.
O governo precisa implantar políticas públicas que melhorem a qualidade dos serviços de saúde, a fim de garantir o que está disposto na Constituição do nosso País. Além disso, é papel da população cobrar por melhores condições de atendimento desses serviços, fiscalizando o trabalho dos políticos de nossas cidades e de todo o país.
Por Jussara Barros – www.mundoeducacao.com. br

Nenhum comentário:

Postar um comentário