Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

GNT Saúde

Dieta: mulheres que comem fora perdem menos peso

 

Aquelas que pulam refeições também emagrecem menos, diz estudo

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro

Fazer as refeições fora de casa pode, realmente, ser um passo para fugir da dieta. De acordo com um novo estudo, mulheres que comem fora de casa pelo menos uma vez por semana tendem a perder cinco quilos a menos quando comparadas com aquelas que fazem esta refeição em casa.

Quem pula refeições emagrece oito quilos a menos

Os cientistas do Hutchinson Centre’s Prevention Centre analisaram, de maneira global, práticas que podem ajudar – ou atrapalhar – o processo de emagrecimento. Entre as voluntárias, estavam 123 mulheres sedentárias e com excesso de peso. Os resultados apontaram que as mulheres que mantiveram um diário alimentar perderam cerca de seis quilos a mais do que aquelas que não o fizeram. Já as voluntárias que não pularam refeições ao longo do dia emagreceram, em média, oito quilos a mais.

Os mecanismos que orientam estas descobertas ainda não estão claros, mas a equipe acredita que pular refeições ou permanecer em jejum por muitas horas favoreça o consumo de alimentos altamente calóricos, o que eleva a ingestão total de calorias, dificultando a perda de peso. Pular refeições teria relação com a falta de tempo e planejamento, levando uma pessoa a compensar em outras refeições. Já a falta de controle sobre a escolha dos ingredientes e preparo dos pratos seria a responsável por prejudicar a dieta de quem almoça em restaurantes. Segundo os cientistas, a escolha de alimentos mais calóricos e porções maiores também prejudica o processo de emagrecimento.

Para emagrecer é preciso reduzir a ingestão calórica total

De acordo com os cientistas, a redução da ingestão total de calorias é o ponto principal para perder peso. Dietas famosas, baseadas na redução de carboidratos ou baixo teor de gordura, ajudam na perda de peso graças a redução do consumo de alimentos em geral - e não por que são pobres nesta ou naquela substância.

Dietas da moda: saiba onde mora o perigo

Para os pesquisadores, simples mudanças de hábitos são mais eficazes na perda de peso do que dietas da moda. Evitar comer em restaurantes, não pular as refeições e manter um diário alimentar, onde você escreverá tudo que come ao longo do dia – até o inocente bombom no meio da tarde - são aliados do emagrecimento saudável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário