Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Café-da-manhã na sala de aula


Escolas oferecem nutritiva refeição matinal durante lição e notam aumento do desempenho






As crianças de oito anos de idade da sala de aula de Elizabeth Apostolidis (EUA), da escola pública 70, agora batem papo enquanto comem seu cereal com banana na carteira da sala de aula logo de manhã: "Que tempo ruim está lá fora, né? O que tem de errado com o recheio de maça com canela do pão?"
Esse momento era raro entre os alunos do primário da escola pública 70, na época em que tomavam café da manhã nos tumultuados refeitórios - isso quando compareciam. Agora, com um programa piloto que irá se expandir para 299 escolas da cidade, nos próximos dois meses, o café-da-manhã é servido nas carteiras dos estudantes.
- Isso me deixa mais relaxado quando faço trabalhos em sala de aula - disse Adam Khay. - Nós podemos conversar com nossos amigos na nossa própria mesa.
Já a aluna Rhythm Thamid disse que comer na sala de aula faz ela se sentir enérgica.
O banquete da manhã, servido aos alunos em saquinhos enquanto eles passam pela porta da escola de Long Island City, em Queens, é feito para aumentar o
número de crianças que tomam o café-da-manhã - considerada pelos nutricionistas a refeição mais importante do dia.
Desde 2003, a cidade oferece café-da-manhã gratuito a todos os alunos, ricos ou pobres; aproximadamente um a cada cinco crianças comem a refeição. Entre os estudantes de famílias de baixa renda que têm direito ao almoço gratuito ou com preço reduzido, 21% participam do programa - nível que educadores atribuíram ao estigma de chegar cedo na escola para receber café-da-manhã no refeitório.
Estudos demonstraram que estudantes que recebem café da manhã tendem a se sair melhor em exames, e programas similares em Newark, N.J., e no Estado de Maryland e norte de Nova York mostraram uma aumento da presença de alunos que recebem o café-da-manhã na sala de aula.
A cidade de Nova York começou a testar o programa ano passado em escolas com alto número de estudantes pobres. Depois que a cidade recebeu um retorno positivo das escolas piloto, decidiu expandir o programa, que está em 48 campus este ano.
- É muito importante para nós que todas as crianças estejam em condições ideais para aprender, assim podemos estimular o avanço dos alunos - disse Kathleen Grimm, representante de finanças e administração. - Achamos que é uma forma fantástica de garantir que nossas crianças recebam a nutrição apropriada pela manhã.
O preço estipulado para programa universal de café-da-manhã gratuito das cidades é entorno de R$ 700 mil por ano. O governo federal e o Estado reembolsam as escolas pelas refeições servidas a alunos de baixa renda.
Na escola pública 70, o café-da-manhã na sala de aula começa às 7h45, dando aos estudantes 25 minutos para comerem pão de trigo, fruta, leite e cereal antes do dia começar oficialmente. Algumas escolas optaram por servir o café da manhã durante a aula, na esperança de que mais crianças comam.
Fonte: The New York Times / Javier C. Hernandez

Um comentário:

  1. Muito legal, quem sabe um dia isso aconteça com nossas crianças brasileiras que chegam na escola perguntando as horas para poder comer o lanche.

    Profª Raquel Fernandes

    ResponderExcluir