Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Como fazer sua salada

A sua salada pode ser uma escolha  saudável ou calórica



 
 
Que a salada é uma escolha saudável, ninguém tem dúvida mas, se você resolve trocar o hambúrguer pela salada apenas pelas calorias, fique de olho.
Se escolher os acompanhamentos errados, o seu prato pode, facilmente, estourar as 1.400 kcal.
Por isso, para quem quer emagrecer e também para manter o peso de forma saudável, é importante sempre ficar atento às escolhas, equilibrar os ingredientes e claro, harmonizar de forma saudável e gostosa.
 De nada vale passar o mês inteiro comendo salada com frango grelhado para perder peso se, ao final dos 30 dias, você estará desejando devorar picanha, feijoada, lasanha e sobremesa?
  Para a salada deixar de ser uma obrigação, e passar a ser um prazer, ela deve ser sempre diferente, mas sempre contemplando os 4 grupos abaixo. Assim, o seu corpo não irá sentir falta de nenhum nutriente e você não vai ficar com o que chamamos de fome oculta ou seja, aquele desejo de comer algo.
 
 Exemplo: Doces. Ao excluir carboidratos da dieta, o nosso corpo sente a falta do carboidrato e envia sinais para procurarmos a fonte mais rápida de desse nutriente ou seja, o açúcar.
 
 
1º )  A BASE
Fazem parte do grupo dos reguladores. Fornecem fibras, que são as responsáveis por controlar a saciedade ao longo do dia, e também os principais fornecedores de vitaminas & minerais. Procure sempre escolher 3 tipos diferentes de folhas.
 
2º ) A PROTEÍNA
É responsável por construir os tecidos do nosso corpo e por isso, chamados de construtores. São os alimentos de origem animal, que irão fornecer aminoácidos e estes, irão recuperar nossos músculos , órgãos e claro, reforçar nossas defesas. As melhores fontes de proteína são aquelas com pouca gordura como por exemplo o atum, o frango sem pele, peito de peru, ovos cozidos, frutos do mar e kani kama.
 
3º )O CARBOIDRATO
São os chamados energéticos. São aqueles alimentos que irão fornecer a energia, necessária para o dia a dia. Prefira sempre a versão integral desse grupo como, por exemplo, massas cozidas, croutons, torradas, pães, batata…
 
4º ) ÓLEOS & GORDURAS
Na verdade, são uma divisão do grupo dos energéticos. Também fornecem energia mas, além de tudo, são essenciais para o transporte de algumas vitaminas como A, D, E e K. Sem a gordura, o nosso corpo, principalmente o das mulheres, não consegue fabricar alguns hormônios, o que acaba gerando sérios problemas lá na frente… Escolha sempre gorduras do bem como a do azeite de oliva, castanhas, nozes, linhaça…
 
 
 As quantidades abaixo representam aproximadamente uma colher de sopa cheia.
 
 


Tipos de salada que você pode fazer:

Salada Tropical:

(couve-flor, Vagem, cenoura e maça)

Salada Verde:

(alface americana, rúcula, agrião e couve chinesa)

Salada Mista:

(Agrião, beterraba, repolho, cenoura)

Salada Light
( mussarela de Búfala, tomate seco, alface americana e rúcula)

Salada Itáliana

( Uva Itália, rúcula, cenoura, palmito, repolho roxo, lascas de frango, molho de iogurte, limão e ervas finas)

Salada Tradicional

( Palmito, alface,tomate, pepino fatiado)

Salada Primavera

( Manga, tomate cereja, agrião, alface crespa e Kani Kama)

Maximus Salad
(alface roxa, alface americana, croutons, queijo parmesão, tomate, molho French e ovos de codorna)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário