Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Benefícios da Couve

O que é que a couve tem?

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
De onde vêm esses poderes?

Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio.  A couve chega a ser comparada  ao leite materno.
A couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada.

 O que isso significa?

O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. O cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto.

Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma horta em casa.

 
 




Um copo de cove contém:

- 36 calorias
- 5 gramas de fibra
- 5% da necessidade diária de cálcio e vitamina B6
- 40% de magnesium, 180% de vitamina A, 200% de vitamina C, e 1,020% de vitamina K
- Boa fonte de potássio, ferro, manganês, e fósforo

Dica de  4 receitas ótimas para ajudar a incluir couve na sua dieta.


1- Omelete de couve






 


Ingredientes

-4 claras de ovo
-1 xícara de couve
-Tomates picados
-Uma mão cheia de cogumelos

Modo de preparo

Em uma vasilha, adicione os ovo e os ingredientes e em seguida, mexa bem para obter uma mistura. Em uma frigideira, aqueça uma colher de sopá de óleo de coco e despeje os ingredientes. Espalhe por toda a superfície da frigideira e deixe cozinhar até que os dois lados do omelete estejam dourados por igual.

2- Smoothie verde




Ingredientes
- 2 xícaras de couve
- 1 xícara de gelo
- 1/2 xícara de leite de amêndoa (outros tipos de leite sem láctose também funcionam)
- 1/2 xícara de iogurte natural
- 2 colheres de sopá de pasta de amêndoim natural
- 1 banana madura
- 6 morangos frescos
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de semente de chia

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador.


 
3- Chips de couve





 



Ingredientes
- Couve (a quantidade que preferir)
- 1 colher de chá de azeite de oliva
- Sal

Modo de preparar

Esquente o forno a 180 graus, lave a couve e corte as folhas em pedaços (do tamanho que desejar). Em uma travessa, coloque a couve cortada e adicione o azeite de oliva e um pouco de sal. Deixe assar até ela ficar com as bordas marrons e não queimadas (entre 10 a 15 minutos).

 4 - Suco de couve com limão

        
Tempo de Preparo: 05min
 Rendimento: 1 porções
                      

Ingredientes:
  • Couve
  • 1 limão
  • água
  • Açúcar

Modo de preparo:
  1. Bata a couve, com a quantidade de água que quiser
  2. Depois côe o suco em uma jarra , espreme o limão, adoçe e beba

Nenhum comentário:

Postar um comentário