Pesquisar este blog

sábado, 18 de maio de 2013

Como escolher um Iogurte

Mesma marca, diversos produtos: saiba como ter senso crítico ao escolher um iogurte.

supermercado3
supermercado3
Quando você chega ao supermercado, como escolhe os produtos que vai levar para a sua casa?
O melhor preço, a melhor embalagem, o sabor mais atraente… São diversos os meios que as empresas utilizam para atrair o consumidor. Só assim aquele cookie com gotas de chocolate ou aquela nova pizza 5 queijos pula pra dentro do carrinho sem hesitar, mesmo que você esteja na famosa dieta que antecede o verão!


Por isso, como nutricionistas, nosso papel é ir ajudando aos poucos a formar o senso crítico das pessoas em suas escolhas. Queremos que, ao avistar uma prateleira com TANTA variedade, você saiba dar aquela olhadela no rótulo pra escolher a opção mais saudável.
Dentro de uma mesma marca, encontramos diversos sabores e apresentações. Então como escolher qual é o que melhor se adapta à sua alimentação? Olhando o rótulo!
Por isso vamos comparar 3 rótulos de iogurtes da mesma marca, enfatizando suas semelhanças e diferenças. Let’s go:
*As versões “Grãos de Aveia” e “Morango” são elaboradas a partir de iogurte integral.
  • Certamente a melhor opção para quem está controlando o peso é o iogurte natural desnatado. Ele possui menor quantidade de calorias e de gorduras.
  • Perceba que a quantidade de gorduras totais é muito maior no iogurte integral, grãos de aveia e morango, chegando a 5,7g sendo que no desnatado é de 0,9g.
  • A gordura saturada, que é prejudicial ao coração, também é maior nas versões integrais, chegando a 3,4g no sabor “Grãos de Aveia”, sendo que no desnatado é de 0,5g.
  • Ponto positivo por nenhuma versão apresentar gordura trans.
  • Ponto negativo por não apresentarem fibras. Nem mesmo a versão com grãos de aveia e com pedaços de frutas, conforme informa o rótulo. Onde as fibras foram parar?
  • A quantidade de cálcio no iogurte desnatado é maior que nas outras versões. Geralmente as pessoas pensam que seria maior no iogurte integral ou leite integral…
  • Lembramos que você SEMPRE deve observar bem qual a porção que a tabela nutricional está representando e quais os ingredientes que compõem o produto.
 
 
Dica:
 
Uma dica para aumentar a quantidade de fibras, seria picar uma fruta (como uma maçã, por exemplo) e misturar junto com o iogurte desnatado. Caso ache amargo coloque um pouquinho de  canela para completar. Fica uma delícia!
E agora, se sente mais preparado para enfrentar a listinha de compras no setor dos iogurtes?
 
 
Fonte:http:www.fechandoziper.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário