Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Igrejas de Olinda / PE

Igreja da Sé - Olinda / PE

 

 

 










Local: Igreja da Sé (Igreja de São Salvador do Mundo)
 
  A Igreja de Nosso Senhor Salvador do Mundo foi a primeira construída no Brasil. Fundada em 1540, tinha sua estrutura inicial em madeira e taipa. A partir de 1584, começou a construção da nova igreja matriz com muitas capelas ao redor. Durante a invasão holandesa, serviu como templo protestante e teve sua estrutura danificada com o incêndio ateado pelo invasor.
 Depois da Restauração Pernambucana, começaram os trabalhos de reconstrução, passando os atos religiosos a serem realizados na Igreja de São João. Ainda no período de reconstrução, em 1676, foi elevada à categoria de bispado de Olinda sendo inaugurada somente em 1714. A mudança da sede do governo do bispado para o Palácio da Soledade provocou um movimento no sentido de transferir a catedral para o Recife.



O Alto da Sé faz parte do sítio histórico de Olinda, que recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1982. A cidade foi fundada pelos portugueses em 1535 e é uma das mais antigas do Brasil. Mas, a visita a Olinda é rica não só pelo aspecto histórico, que pode ser observado e admirado durante uma caminhada por todo o sítio histórico, também deve-se observar a riqueza da culinária local, a infinidade de ritmos que podem ser escutados e vistos de perto, além das belezas naturais da cidade.
Muito da história de Olinda é traduzida pela grande quantidade de igrejas, dentre as quais, a Igreja do Carmo, Igreja da Sé e o Mosteiro de São Bento, e construções antigas que atualmente foram convertidas em escolas, lojas de artesanato ou restaurantes. Além das duas grandes lojas de artesanato, Ecological e Imaginário, é possível encontrar trabalhos manuais em muitas barracas que ficam próximas à Igreja da Sé e também no recém inaugurado Mercado de Artesanato de Olinda, que fica no mesmo local.
 
O Sítio Histórico de Olinda é rico em museus, ateliês, igrejas e mosteiros que para visitá-los basta disposição de subir as suas belas ladeiras.
  • Convento de São Francisco


 Faz parte de um conjunto arquitetônico barroco que inclui as Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Capela de São Roque, além do claustro e a sacristia. É o convento franciscano mais antigo do Brasil e foi construído em 1585, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses em 1631. A maior riqueza do convento é o conjunto de azulejos portugueses nos seus corredores. Fica localizado na Ladeira de São Francisco, 280, Alto da Sé, Olinda.
 
Igreja do Carmo
 
Esta igreja só vi de longe, mas na próxima viagem quero ir. Vale a pena ir em Olinda considerada Patrimonio da Humanidade, e ir ver esta bela arquitetura do seculo XVI, uma lembrança de nossa colonização...
Igreja do Carmo – É a mais antiga igreja da ordem das carmelitas no Brasil datando de 1589, sua última reforma foi em 1720 e atualmente está passando por uma restauração estrutural para evitar seu desmoronamento. Fica localizada sobre um monte na Praça do Carmo – Olinda.
Igreja Nossa Senhora do Carmo Atualmente, como patimonio da humanodade.
Igreja do Carmo (Santo Antônio do Carmo)
É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil. Foi fundada em 1588, e restaurada em 1720. O Convento da Ordem Carmelita foi demolido no começo do século XX. No primeiro andar da Igreja está instalada a Regional de Olinda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  Mosteiro de São Bento



Igreja e Mosteiro de São Bento – É o segundo mosteiro beniditino em terras brasileiras, datando do século XVI. É conhecida como a igreja mais rica de Olinda e na fachada tem um grande brasão e uma torre com sino datada do século XVIII. Fica localizada na Rua de São Bento, s/n, Varadouro – Olinda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário