Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

História da Tapioca

 

 
 
 
 
 
 
Tapioca é o nome da iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com o amido ou fécula extraído da mandioca, também conhecida como polvilho, goma ou beiju, que ao ser espalhada numa chapa aquecida se coagula, e vira uma única massa. Podendo ser servida recheada com manteiga queijo, coco ralado, e as mais exóticas, com banana chocolate, carne de sol e outras.
A raiz da mandioca é descascada, ralada e espremida. O resultado é um líquido leitoso que é colocado de descanso num recipiente. A goma de tapioca separa-se da água, formando uma massa mais ou menos sólida no fundo do recipiente. A água é então escorrida e a massa com amido é colocada para secar ao sol.
 
A tapioca encantou os portugueses. Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os três primeiros governadores-gerais do Brasil, foram célebres presas, como revela o historiador Luís da Câmara Cascudo na obra História da Alimentação no Brasil.
 
“A mandioca está para o Brasil assim como o arroz está para a China. É mais do que apenas um alimento. É um dos nossos símbolos culturais”.
 
Tapioca GOSTINHO DA PARAÍBA
 
100% Natural sem conservantes , a Goma de Mandioca Hidratada já vem pronta.
Aprenda como preparar as receitas com produtos GOSTINHO DA PARAIBA e torne mais especial e saboroso cada momento de sua vida.
Sugestões de recheio:
 
Salgado:
 
Tapioca de Queijo
Tapioca carne seca
Tapioca de calabreza com queijo mussarela
Tapioca de frango com requeijão
Tapioca de calabresa
Tapioca de manteiga
 
 
Doce:
Tapioca de banana com chocolate e sorvete de creme
Tapioca de leite condensado com coco ralado
Tapioca de morango com leite condensado
Tapioca de goiabada

Tapioca de doce de leite
tapioca de géleia de frutas
 
 
 
 
Fonte: http://www.gostinhodaparaiba.com.br/paraiba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário