Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Kefir

Kefir



 
Hora ou outra ouvimos falar sobre esse alimento…. Não sabemos muito bem o que é mas, na academia vez ou outra vira febre… Nos consultórios de nutricionista há quem seja completamente apaixonado e outros, nem sequer recomendam… Há quem seja adepto à alimentações completamente naturais e até cultive em casa outros, compram pronto em lojas especializadas mas, a questão é: o que realmente é o Kefir?
Faz bem?
 Faz mal?
Quais seus benefícios?
Vamos descobrir?!
 
Obtido através da fermentação do leite com microorganismos, obtêm-se uma bebida láctea refrescante e rica em nutrientes e inúmero benefícios! É um alimento facilmente digerível rico em proteínas e cálcio. A princípio pode ser inserido na alimentação de qualquer pessoa e, por ser um ótimo probiótico, ajuda da função intestinal e, queridinho em academias por ser uma fonte protéica natural e eficiente pois sua digestão é facilitada devido à baixa quantidade de lactose presente no Kefir. Rico em Vitamina B1, B12 e Vitamina K, biotina, seus grãos tem propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas.
 
* Regulação intestinal, recompõe a flora bacteriana, ótimo para quem submeteu-se à longos períodos de uso de antibióticos ou medicamentos à base de cortisol ou cortisona.
 

 
DÚVIDAS COMUNS SOBRE O USO DO KEFIR
 
1- Como preparar o Kefir em água?
 
Para que haja fermentação é necessário colocar açúcar na água. O indicado é optar pelo açúcar mascavo conforme a receita: 4 colheres de sopa (rasas) de açúcar mascavo, 4 colheres de sopa (cheias) de grãos de Kefir e 1L de água. Deixe fermentar por 24h e você terá então, um copo de Kefir com apenas 1,5 kcal e, apenas 5,6 kcal por litro!
 
2- Pessoas diabéticas podem consumir Kefir?
 
A princípio, o ideal seria consumir o Kefir do leite já que a lactose é bastante eliminada após as 24h de fermentação porém, recomenda-se consultar um médico antes de iniciar o consumo dos grãos.
 
3- Há algum relato de problema de saúde com o uso do Kefir?
 
Não há nenhum caso documentado sobre problemas de saúde relacionados com o uso do Kefir no entanto, como dizem que para tudo existe alguma contra-indicação, é melhor consultar um médico antes de iniciar o consumo para evitar qualquer problema futuro, mesmo que inexistente em estudos, não custa nada tirar a dúvida… certo?
 
4- O Kefir pode estragar?
 
Sim, quando apresentar cheiro característico de ovos estragados, deve ser automaticamente descartado pois, se consumido após prazo de validade, pode causar intoxicações alimentares. Tome todos os cuidados de higiene na hora do preparo e, não deixe os grãos fora do meio de cultura por mais de 2-3 dias consecutivos.
 
5- Quais os benefícios do Kefir para a gravidez?
 
O Kefir do leite é rico em ácido fólico, uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar desde o planejamento de gravidez pois é responsável pela saúde da mãe e, mais importante ainda, formação adequada do bebê pois está relacionada com a síntese de ácidos nucléicos (responsável pela produção de proteínas, tecidos e código genético como o DNA) além da formação cerebral adequada.

Procure uma orientação com uma Nutricionista para ter mais informações.

Um comentário:

  1. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

    lojinhadokefir.com.br

    ResponderExcluir