Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Refrigerante, você ainda tem dúvidas?



Se você ainda tem dúvidas de que o refrigerante é nocivo a saúde, então leia este post e saiba o que você está ingerindo.

A composição básica dos refrigerantes baseia-se em:

- Corantes

- Conservantes

- Grandes quantidades de açúcar

- Versões light, diet e zero contém grandes quantidades de adoçantes artificiais.

- Cafeína

- Ácido fosfórico

Entenda:

 Um copo de refrigerante equivale a 9 colheres de açúcar.

 Quando tomamos refrigerantes, seja qual for o tipo (normal, diet, light, zero, plus) ocorre um desequilíbrio entre o cálcio e o fósforo, pois no refrigerante existe muito fósforo e para o organismo processá-lo precisa de cálcio, aumentando assim o risco de osteoporose.

 O “Plus” de vitaminas e minerais, só não conta que também deu um plus na quantidade de sódio (mais que o dobro) em relação ao mesmo produto em sua forma normal. Bem “mais do que você imagina”, não é verdade! A versão zero deste mesmo produto apresenta 180% a mais de sódio que a versão original e 80% a mais que a versão Plus.

As versões light, diet e plus não contém açúcar, mas são adoçadas com adoçantes artificiais, que (não são proibidos, mas…) podem aumentar a circunferência abdominal e a vontade de comer doces, como dizem alguns estudos.

 A portaria SVS/MS 31, de 13 de janeiro de 1998 que diz em seu item 9.1: “O nutriente deve estar presente em concentrações que não impliquem ingestão excessiva ou insignificante do nutriente adicionado, considerando as quantidades derivadas de outros alimentos da dieta e as necessidades do consumidor a que se destina.” (Nutricore)

 Os refrigerantes tem diversos componentes nocivos à saúde, como por exemplo o ácido fosfórico, que é um ácido que dissolve em poucos dias um osso de galinha. Quer fazer um teste? Passe a língua em volta dos dentes e perceba que o esmalte dentário os deixa completamente lisos. Coloque um pouco de refrigerante de cola na boca e boceje alguns segundos. Após engolir, passe a língua em volta nos dentes. Perceberá que os dentes estão ásperos. O ácido fosfórico não somente destruiu a saliva como também iniciou a ação no esmalte dentário. Alguns problemas na alimentação e de aparecimento de cáries estão diretamente ligados ao consumo de refrigerantes.
Não se pode afirmar que refrigerantes causam deficiência mineral óssea, mas ao longo dos últimos dez anos o consumo de refrigerantes tem aumentado exponencialmente, e casos crescentes de osteopenia (estágio inicial de osteoporose) e osteoporose são observados em crianças. ( Nutricore)

 O meio ácido dos refrigerantes dificulta a absorção de magnésio (um mineral importante para a fixação do cálcio nos ossos, que é mais bem tolerado em meio básico). A cafeína presente nos refrigerantes quando consumido em grandes refeições atrapalha a absorção de algumas vitaminas e minerais.(Nutricore)

 E não é só isso, se eu fosse escrever tudo poderia publicar um livro…uma coletânea…

Compare:

Suco de laranja = carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C…






Refrigerante = estabilizante ET_XXII, flavorizante F-I, Conservador P-I, Corante C_II, Umectante U-III, acidulante H-III, antioxidante A-I, gás carbônico, açúcar…





Nenhum comentário:

Postar um comentário