Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O freekeh

 
 
No Brasil, o freekeh é conhecido como trigo verde e, na verdade, é exatamente isso que ele é. Segundo a nutróloga Ana Luísa Vilela, da Clínica Slim Form, a colheita é o que diferencia o freekeh do trigo comum, assim como também modifica o perfil nutricional do alimento.
 

Benefícios do freekeh
 
Entre os principais componentes nutricionais do freekeh estão proteínas e fibras, mas, além disso, ele reduz a carga glicêmica do organismo e ajuda na sensação de saciedade. “Ele evita picos de insulina no organismo que nada mais é do que um hormônio muito conhecido por estocar gordura”, explica Ana Luísa.
Se a opção é por uma dieta proteica sem ficar dependente das carnes, muitas vezes gordurosas, o freekeh supera a Quinoa na quantidade de proteínas.
Já se o importante é regular o intestino e diminuir o inchaço, o grão contém cinco vezes mais fibras que o arroz integral, segundo a especialista.
O freekeh ainda é considerado um probiótico. “Ele estimula a proliferação das bactérias ‘boas’ do sistema digestivo, além de regular as ações intestinais reduzindo o risco de desenvolver doenças do intestino, ajuda no controle da diabetes e previne degeneração muscular”, explica Ana Luísa.




 
Origem
O grão é originário da Síria, sendo muito consumido no Oriente Médio desde a antiguidade. É bastante utilizado por turcos, palestinos e egípcios.

 


Salada Freekehs
1 xícara de freekeh
2 xícaras de água
1 colher se sopa de azeite de oliva
6 tomates cereja cortados ao meio
1 pepino cortado em cubos
1/4 de xícara de manjericão
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: aqueça o azeite em panela média, em seguida coloque o freekeh e mexa até dourar. Adicione a água e leve para ferver. Deixe cozinhar até que a água tenha reduzido. Retire do fogo e cubra com uma tampa e deixe repousar por 5 minutos. Coloque em uma tigela e deixe esfriar. Por fim coloque o tomate, pepino, suco de limão e manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Burgers de Freekeh
2 cenouras raladas
1 cebola picada
2 talos de aipo ralados
2 dentes de alho
30 ml de azeite de oliva
250 g de freekeh cozido
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de coentro
1/4 xícara de salsa picada
1 ovo
1/2 de suco de limão
100 g de pão fresco
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: refogue a cebola, aipo no azeite, cenoura até dourar. Em uma tigela misture com o alho, cominho, coentro, salsa, freekeh e suco de limão. Adicione o ovo e bata no liquidificador. Depois adicione o pão, pimenta, sal e coloque na geladeira por 1 hora. Modele em hambúrgueres, asse no forno e sirva.
Receita da Giroil
Salada freekeh com agrião
100g de freekeh
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1 maço de agrião
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de óleo extra virgem
sal a gosto
Modo de fazer: lavar os grãos de freekeh com bastante água, escorrer possíveis impurezas. Colocar para cozinhar com meio litro de água por 20 a 30 minutos. Escorrer bem a água e deixar esfriar. Numa tigela arrumar o freekeh e decorar com os pimentões picadinhos e o agrião. Por último temperar com uma misturinha de sal, suco de limão e óleo extra virgem.

Fonte: http://revistashape.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário