Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dicas

Os riscos de comer em frente ao computador







O ideal é comer na mesa e pausadamente.
As vezes a falta de tempo e de interesse acabam por fazer com que não nos alimentemos corretamente. Em muitos escritórios, as inúmeras ocupações acabam por obrigar as pessoas a comer em frente ao computador ou em casa os programas de televisão chamam tanto a atenção que quando vemos estamos sentados no sofá com o prato de comida na mão e as garfadas sendo feitas aleatoriamente.

Nos demos conta da necessidade de esclarecimento, quando percebemos que em todas as mesas de nossa redação havia pelo menos um pacotinho de balas, salgadinhos ou pacotes de lanches vazios. Para explicar o que podemos mudar para ter mais saúde, conversamos com a nutricionista Dilaile Baldessar de Souza, que explicou que mesmo com uma rotina corrida é possível seguir uma dieta equilibrada e fracionada.

Dilaile explica que o ideal é fazer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. “A alimentação é um fator tão fisiológico que, desde que nascemos nos alimentamos nesse intervalo de tempo, como o que ocorre no aleitamento materno. Quando crescemos, isso deve ser mantido para que o metabolismo fique constante, sem que cheguemos às próximas refeições famintos” explica.

Ela ensina que pular refeições algumas vezes não traz consequências, mas se tornarem-se hábito, podem ocasionar problemas sérios, decorrentes da falta de vitaminas e minerais, como queda de cabelo, unhas quebradiças, úlcera e gastrite.

A reeducação alimentar envolve não somente o que se come, mas ela se inicia já na escolha do alimento, no ambiente em que se come e como se come. “Muitas vezes nossa busca pelo alimento não está condicionada à fome, mas frequentemente ao hábito de comer, causando um condicionamento de comer certo alimento em determinado horário, independente de ter acabado de realizar uma refeição”, diz. Comer assistindo TV ou realizando outra atividade concomitantemente faz com que não se tenha percepção do quanto se está comendo o que leva a um consumo maior que o habitual.

“Procure sentar-se à mesa para comer, o ambiente deve ser tranquilo e de preferência coma vagarosamente, descansando os talheres sobre a mesa entre um bocado e outro. Faça este teste e perceba que você necessitará de uma porção menor para se sentir saciado”, conclui Dilaile. Estes hábitos devem ser aplicados por toda a vida e não somente quando se deseja emagrecer, para que assim, o peso seja mantido. Consulte uma nutricionista.
Visite o Site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário