Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SAIBA COMO COMPRAR LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS DE QUALIDADE


Todos sabem que os vegetais são alimentos saudáveis que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Mas você compra bons legumes, frutas e verduras quando vai ao mercado?





 


Aprenda a escolher os melhores produtos


 


Os vegetais têm poucas calorias, e eles são ricos em nutrientes, o que os torna indispensáveis para uma dieta equilibrada e saudável. Além disso, são alimentos funcionais, pois possuem substâncias que ajudam a prevenir e combater doenças. Saber como escolher legumes, frutas e verduras de qualidade é tão importante quanto colocá-los no prato. Em mau estado, os produtos podem provocar problemas intestinais e gástricos ou até mesmo uma grave intoxicação.

Para não correr riscos, é preciso prestar atenção em alguns sinais que os vegetais apresentam. “Fungos, bolores ou amassados são indicativos de que os alimentos não estão próprios para o consumo”. Além disso, a superfície das frutas e hortaliças deve ser examinada. O ideal é que elas não tenham furos, que apontam à presença de insetos, ou rachaduras, pois oferecem risco de contaminação.

Muita gente tem o hábito de apertar os vegetais para avaliar sua textura e consistência, mas esse procedimento pode fazer com que se deteriorem com mais rapidez. O ideal é manuseá-los com delicadeza. Já as verduras, como o nome diz, devem estar bem verdinhas e viçosas. Aquelas que estiverem com as folhas queimadas ou com a tonalidade amarelada possivelmente não estão tão frescas.

Não há qualquer relação entre o valor nutricional e o formato dos produtos. Uma banana um pouco mais reta não tem menos nutrientes que uma banana curvada, por exemplo. Do mesmo modo, não há associação entre o tamanho e o sabor dos produtos.



Alimentos da época têm mais qualidade


 


Conhecer o período de safra pode fazer a diferença na hora de escolher hortaliças e frutas. Os preços ficam menores e os produtos apresentam maior valor nutricional. Além disso, os alimentos da estação precisam de uma quantidade menor de agrotóxicos para serem cultivados. Confiram a tabela abaixo:

·            Janeiro: abóbora, agrião, almeirão, batata-doce, berinjela, beterraba, chicória, coco.

·            Fevereiro: abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, coco, couve, milho.

·            Março: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, chuchu, milho verde, pepino, pimenta.

·            Abril: quiabo, repolho, vagem, abacate, caqui, figo, goiaba, jaca, tangerina-cravo.

·            Maio: rúcula, vagem, abacate, goiaba, jaca, mamão, tangerina-cravo.

·            Junho: rúcula, abacate, jaca, mamão, melancia, coco, tangerina-murcote.

·            Julho: rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, mamão, melão, amarelo, morango.

·            Agosto: escarola, espinafre, inhame, mostarda, rabanete, rúcula, salsa, abacaxi.

·            Setembro: acelga, agrião, almeirão, beterraba, cebola, chicória, couve, couve-flor.

·            Outubro: abobrinha, acelga, mostarda, rabanete, repolho, vagem, morango.

·            Novembro: milho verde, melancia, rabanete, repolho, vagem, mamão, manga.

·            Dezembro: abacaxi, beterraba, couve, inhame, manga, melancia, melão amarelo.

 


Cuidados não terminam na hora da compra


 


De nada adianta se preocupar com a escolha dos vegetais, se eles não forem limpos adequadamente, para que possam ser consumidos sem representar riscos à saúde.  Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos e folhas devem ser lavados em água corrente e higienizados em solução de hipoclorito de sódio, para eliminar microorganismos. Em seguida, devem ser lavados novamente em água filtrada”.

As frutas que são consumidas sem casca, como a laranja e a tangerina, não fogem à regra e também devem ser higienizadas. Ao retirar as cascas podemos contaminar a parte convencional que é ingerida. Além disso, as cascas limpas podem ser reaproveitadas em outras preparações.

A limpeza também contribui para a eliminação dos resíduos de agrotóxicos. Vale lembrar que a aparência e o gosto dos vegetais não indicam se, durante o cultivo, os pesticidas foram utilizados em excesso. Por é recomenda a compra de hortaliças e frutas somente em locais de confiança. Os vegetais orgânicos podem ser uma opção para quem quer se ver livre dos agrotóxicos, porém os preços costumam ser maiores.

Aproveite ao máximo

 


A utilização integral dos vegetais é sinônimo de combate ao desperdício, mas não é só isso. Algumas das partes que geralmente vão para o lixo são ricas em nutrientes.

Confira algumas sugestões da ONG Banco de Alimentos para o uso da casca e do talo de legumes e frutas no preparo de refeições.

·            As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

·            A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como o arroz doce. Só é preciso misturá-la aos outros ingredientes durante o preparo.

·            Com as cascas de frutas como a goiaba e o abacaxi, pode-se preparar sucos. Basta batê-las no liquidificador. Estes sucos podem substituir   ingredientes líquidos no preparo de bolos.

·            Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

Dicas da Nutricionista
 


- Evite comprar mangas moles, com furos demais ou que estejam meladas.Prefira as de bom aspecto, consistência firme e macia.



- Além de o pêssego ser uma fruta hidratante, é uma boa fonte de vitaminas. Para comprar, deve-se dar preferência à fruta de casca firme, mas não dura.



- O mamão é estimulante do apetite e auxilia no trabalho de digestão.



- Para cozinhar o milho verde na panela ou no vapor, ponha as espigas limpas de molho em água fria por 10 minutos. Coloque-as numa panela grande, junte ½ copo de água fria, tampe parcialmente e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Retire a tampa e deixe a água evaporar. Junte 1 colher (de chá) de óleo e sal a gosto. Reduza a chama e cozinhe por mais 3 a 5 minutos ou até que o milho esteja macio.

- Ao comprar repolhos, despreze os que tiverem folhas separadas, pois geralmente têm sabor forte e são mais duros.

- O repolho roxo conserva a cor se você adicionar à água 1 colher de suco de limão ou de vinagre a cada 2 xícaras de água em que estiver cozinhando o repolho.


- A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É muito rica em vitaminas e tem um extraordinário valor calórico. De fácil digestão, é um alimento ideal para crianças e um forte reparador de energias.

- Ao comprar maçãs, prefira sempre as de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles, normalmente indicativas de um estado de maturidade muito avançado.

- A compra de legumes e verduras deve ser feita seguindo-se sempre os produtos da safra, eles são de melhor qualidade e podem ser encontrados a preços melhores. Mesmos assim, saiba escolher:



- Cenoura: as melhores são firmes e têm cor uniforme.



- Pepino: prefira os de cascas verde escura.



- Espinafre: escolha sempre os de folhas verdes e firmes. O espinafre fresco se caracteriza pelo ruído seco quando suas fibras são quebradas.

- Nabo: escolha os de pele lisa, pesado, de aroma não muito intenso e de folhas rijas. As folhas do nabo também são comestíveis depois de cozidas.

- Melancia: esta fruta possui propriedades diuréticas. Na hora da compra dê preferência àquelas mais firmes, lisas e limpas.

- Melão: para comprar, devem ser escolhidos os que tenham casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimidos nas extremidades, o melão bom e maduro deve ceder à pressão dos dedos.

- Na hora de comprar legumes e verduras atenção para os de tamanho demasiadamente pequeno: geralmente isso indica que eles ainda não atingiram seu ponto ideal de crescimento e, portanto, nem a intensidade do seu sabor.

- Acelga: suas folhas podem substituir o espinafre, em relação aos quais apresentam a vantagem de poderem ser facilmente adquiridas durante todo o ano.

- Vagem: para cozer a vagem, deve-se colocar água cobrindo o fundo da panela, porque que ela libera muita água enquanto cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário