Meu filho não toma café de manhã Parte I
Após uma boa noite de sono e muito tempo sem comer, o nosso organismo necessita de energia e nutrientes para realizar suas funções normais. Por passar um longo período em jejum, o café da manhã é essencial para repor as energias e fornecer substrato para o organismo já utiliza as reservas corporais para produção de energia e precisa de mais combustível. Infelizmente, apesar de toda a importância em tomar o café da manhã, muitas vezes os pais permitem que a criança pule a refeição.
Muitos estudos vêm mostrando que crianças que pulam o café da manhã têm mais dificuldades no processo de aprendizagem, além de ficarem suscetíveis ao ganho de peso, já que o organismo faz reserva de gorduras quando o individuo fica muito tempo sem se alimentar.
Amigo do Cérebro
O café da manhã fornece energia que a criança utilizará para apreender na sala de aula,brincar, praticar esporte, etc.
De acordo com várias pesquisas, crianças que tomam café de manhã são mais alertas,criativas e aprendem melhor.
Uma das conseqüências de uma criança ir para a escola sem tomar café é que ela pode tentar compensar a falta do desjejum na próxima refeição consumindo alimentos altamente calóricos e sem nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção corporal.
Reunião Familiar
O café da manhã pode ser um bom motivo de reunião familiar. Ele pode ser uma oportunidade de colocar o papo em dia. Se os pai comerem adequadamente nesta refeição podem dar bom exemplos aos filhos tornando esse momento agradável e nutrindo o futuro deles com bons hábitos alimentares.
Caso a criança reclame de falta de fome no café da manhã, vale a pena rever o horário do jantar e, se necessário, adiantar a refeição do dia anterior visando à inclusão do desjejum.
Fonte: Livro: O que tem no prato do seu filho? – Editora:Alles Trade
Nenhum comentário:
Postar um comentário