Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Vilões em caixinhas

 Leia o artigo sobre sucos industrializados publicado hoje no Bem Paraná.

A nutricionista Luciane Lima, do CRN-8, concedeu entrevista.
 

Vilões em caixinhas


Por Ronise Vilela - ronise@bemparana.com.br
 

Sucos industrializados, os vilões em caixinhas (foto: Kako)
Qual foi o pai ou mãe que um dia não comprou um suco de caixinha, especialmente aquele suco de soja, imaginando que estava adquirindo um produto saudável para seu filho? Não julgue apenas como atitude comodista ou reflexo de uma sociedade moderna e sem tempo, o fato de pais ou até cantinas de colégio ter esses produtos à venda como opção saudável. Afinal, o grande vilão dos líquidos sempre foi o refrigerante certo? Talvez não mais, os sucos industrializados mascaram os sabores “frutas” em doses excessivas de açúcar e que hoje são um dos principais causadores de cáries na infância.

A veterinária Melissa Sabo teve uma experiência assustadora, quando levou seu filho Francisco na época com dois anos (hoje ele tem sete), ao dentista. “Reparei que tinham umas manchinhas esbranquiçadas nos dentinhos da frente. Na odontopediatra, ela deu uma examinada geral, disse que estava tudo excelente, sem que terminasse, perguntei das manchinhas, foi quando ela me perguntou se eu dava muito suco de soja, respondi que dava não absurdo, mas dava sim. Então ela começou a me explicar que o suco de soja tinha muito flúor e que aquilo era fluorose, excesso de flúor no dente, formando aquela manchas”.

O professor de Odontopediatria da Universidade Federal do Paraná, Fabian Calixto Fraiz, ressalta que sucos industrializados e os refrescos em pó são prejudiciais aos dentes por dois motivos: alta concentração de sacarose (açúcar comum) e acidez. “Mas a cárie não é a única preocupação. A acidez desses produtos pode levar a lesões erosivas no dente. Nesse tipo de lesão, ocorre a perda estrutural dental, mesmo sem o envolvimento de micro-organismos”, esclarece Fraiz.

Em rápida enquete nas redes sociais, a maioria das mães diz não dar suco de caixinha, por ter consciência de que não são naturais e que o gosto é duvidoso. Uma ala mais radical diz que só faz suco da fruta in natura, mas a outra metade mais flexível reconhece que, como o refrigerante, o produto é oferecidos aos filhos em situações esporádicas.

Num equilíbrio entre a decisão de consumir ou não os sucos industrializados, a nutricionista Luciane Lima revela: “Bebidas com corantes, e outros ingredientes químicos devem ser evitadas, especialmente na infância. As bebidas industrializadas a base de soja ou não, devem ser oferecidas as crianças com moderação, não mais do que uma embalagem pequena, no máximo três vezes na semana. Pode ser uma opção prática no dia a dia das mães, mas não deve ser a única forma de oferecer suco aos seus filhos”, pondera.
No final das contas, o velho bom senso deve prevalecer, mas fica o alerta sobre o consumo sem controle desses sucos, altamente cariogênicos, especialmente entre as refeições.


SAIBA MAIS SOBRE OS SUCOS
NATURAL
São leves e de fácil digestão: auxiliam na saciedade, fornecendo poucas calorias; desde que não adoçados. Fornecem água, minerais e vitaminas indispensáveis ao organismo.

NÉCTAR
É uma bebida pronta para o consumo, já adoçada, diluída em água e que possui entre 20 e 50% de polpa da fruta, dependendo da fruta e da marca. Pode ser adicionado de extrato de soja, e conter corantes e conservantes.

REFRESCOS
Contam praticamente com a mesma composição dos néctares, mas o suco da fruta entra em menor quantidade (entre 10% e 20%) e o açúcar em maior quantidade. Contêm aromatizantes e corantes.

DESIDRATADO
Pó para ser diluído em água, tem aproximadamente 1% de polpa de fruta. Possui vários aditivos e conservantes. O pior deles do ponto de vista nutricional.


Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/268534/viloes-em-caixinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário