Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Physalis ou Fisalis

Physalis ou Fisalis (frutinha pouco divulgada, mas que tem um sabor incrível)






A Physalis tem muitos nomes comuns por toda a lusofonia, sendo os mais conhecidos Frutinha do Barkemeyer, físalis, fisalis, fisales, camapu, camaru, bucho-de-rã, joá-de-capote, juá-de-capote, juá-roca, juá-poca, mata-fome, canapum, camapum, bate-testa, saco-de-bode, alquenquenje, erva-noiva, cerejas-de-judeu, balão, tomate-lagartixa, tomate-barrela, tomate-capucho e capucho.
Utilidade: as frutas maduras podem ser consumidas ao natural ou na forma de sucos, doces, sorvetes, geléias, em molhos de saladas e carnes, compotas e conservas. As frutas são usadas também como tira-gosto para degustação de vinhos e no fondue de chocolate. Elas contêm alto teor de vitamina A, C, fósforo, ferro e compostos, como flavonóides e alcalóides. A planta é indicada para uso medicinal e terapeutico, mas o seu uso deve seguir orientação de um especialista.
 

MOUSSE DE PHYSALIS


Ingredientes:
500 ml de creme de leite orgânico ou creme de leite fresco
250 ml de iogurte natural
1 pacote de gelatina em pó sem sabor e incolor
40 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de geleia de physalis
physalis para decorar.

Modo de Preparo e Montagem do Mouse:
Numa batedeira colocar 500 ml de creme de leite fresco bem gelado com 40 gramas de açúcar até virar ponto de chantilly. A seguir acrescentar 250 ml de iogurte natural e ir envolvendo com o fuê de maneira bem leve, assim a mouse ficará mais suave. Colocar a seguir 3 colheres de sopa de calda de physalis ou da geleia e continuar envolvendo de forma a incorporá-la ao chantilly e o iogurte. Depois hidratar a gelatina incolor em 150 ml de água, colocar em banho maria , esperar esfriar um pouco e depois com o o fuê ir colocando aos poucos a gelatina e ir misturando. Levar a geladeira por 2 horas, tampado. Numa taça colocar a geleia de physalis, depois cobrir com mousse de physalis e enfeitar com a fruta do physalis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário