Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Seis dicas para Adaptar o corpo ao Horário de Verão



 


As horas a menos para descansar durante o horário de verão geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio. Uma pesquisa conduzida por laboratórios de cinco países sul-americanos, incluindo mais de 9.250 pessoas do Brasil, mostrou que 46% da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão. "Entre os distúrbios resultantes da mudança estão a dificuldade para dormir e a consequente sonolência pela manhã", afirma o fisioterapeuta e especialista em fisiologia da Universidade Guarulhos (UnG), Renato Costa.

Quando a rotina muda, seu ciclo biológico é alterado e o organismo não consegue se preparar. Resultado: você acorda cansado e não consegue render no trabalho e na escola. Há ainda mais riscos de acidentes de trânsito e no trabalho. Os perigos só desaparecem cerca de duas semanas depois, quando o corpo já teve tempo de se acostumar aos novos horários. Por outro lado, tem gente que atravessa a estação inteira com problemas. Para sofrer menos com o horário de verão, siga as dicas do fisioterapeuta:
 

Não exagere nas refeições




Faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.

Durma mais





Tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso.
 

Não perca tempo




Deixe todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, evitando perder tempo ou passar nervoso antes de sair de casa na segunda-feira.

Aproveite para descansar




Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.

Organize seus horários



Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

calendário de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

CONSEA Paraná divulga calendário de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação







O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional divulgou nesta quinta-feira (03) a programação de eventos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

Segundo o presidente do Conselho, Vilson Benedito, grande parte das atividades vão acontecer no dia 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. “São 14 municípios de todas as regiões do Estado que estarão desenvolvendo atividades com temas relacionados a alimentação saudável. As Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional com o apoio do Consea e dos municípios foram fundamentais na construção dessa programação”, destacou Benedito.

Comemorado todos os anos no dia 16 de outubro, data da fundação da FAO, o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo chamar atenção para as questões relacionadas com a produção de alimentos, assim como ampliar a consciência social sobre o problema da fome no mundo. Neste ano, o foco será a importância dos sistemas alimentares e sua sustentabilidade para garantir segurança alimentar e nutricional.

A Programação completa no site: http://www.consea.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=87&tit=CONSEA-Parana-divulga-calendario-de-atividades-em-comemoracao-ao-Dia-Mundial-da-Alimentacao

Fonte: http://www.consea.pr.gov.br



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PIMENTAS

 
 


 
 
O ardidinho das pimentas  é dado por uma substância chamada capsaicina, que é também a que ajuda a emagrecer, diminuir a dor e a proteger o coração. Imagine consumir algo que ajude a queimar calorias. É o sonho de todo mundo que está de dieta. “A capsaicina acelera o metabolismo e, por isso, é considerada uma substância termogênica”, explica o médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
“Estima-se que o consumo diário de pimenta chega a queimar 100 calorias por semana. Parece pouco, mas o tempero pode ser um bom aliado nas dietas de emagrecimento”, explica ele. Um estudo divulgado no início do ano comprova não apenas seu poder termogênico, que permanece até algumas horas depois da refeição, como também a capacidade de diminuir o apetite. Pesquisadores da Purdue University, nos Estados Unidos, ofereceram a voluntários 1 g (meia colher de chá) de pimenta vermelha, quantidade bem aceita pela maioria das pessoas. Foram recrutadas 25 pessoas, 13 que gostavam de pimenta e 12 não, e elas participaram de um estudo de seis semanas. Medições do metabolismo mostraram que o corpo dos primeiros funcionava de forma mais acelerada, além de consumirem menos calorias nas refeições em que salpicavam o condimento em seu prato. Mas parece ser necessário sentir o ardor para se beneficiar das propriedades da capsaicina. Outro estudo demonstrou que o consumo em cápsulas não traz os mesmos benefícios.

Faz bem ao coração

Comer pimenta dá uma acelerada no metabolismo, como já vimos. E muita gente pensa que isso pode fazer mal ao coração. Pois é exatamente o contrário. Uma recente pesquisa mostrou o que o ardidinho pode trazer de bom para o órgão. Durante duas semanas um grupo de ratinhos recebeu, todos os dias, uma peque na dose de extrato de pimenta dedo-demoça, uma das mais consumidas no país. Terminado o prazo de 15 dias, o sangue desses animais foi coletado e comparado com o dos ratinhos que não receberam a pimenta. “O resultado foi bastante impressionante, pois tivemos uma redução em torno de 45% nas taxas de colesterol dos animais”, diz a nutricionista e uma das coordenadoras do estudo Márcia Keller Alves, da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul (RS). “Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que se reduz também o risco de desenvolver doença arterial e aterosclerose.” A pesquisa gaúcha vai ao encontro de tantas outras realizadas pelo mundo, como a da Universidade Médica em Chongquing, na China. O estudo comprovou que é possível reduzir a pressão sanguínea com o consumo da pimenta. Ela age no aumento da produção do óxido nítrico, uma molécula que relaxa e protege os vasos. Outro benefício da capsaicina é seu efeito analgésico. Embora possa provocar uma sensação de dor nas papilas gustativas das pessoas mais sensíveis, seu uso tópico parece aliviar a sensação dolorosa. Por isso, há cremes para serem aplicados sobre a pele para diminuir a dor de pancadas, por exemplo. “A capsaicina em spray também é usada para tratar rinite não alérgica, lombalgias, dores no nervo ciático. Pode também ser consumida via oral no tratamento de dores gástricas. Mas tudo isso ainda está em fase experimental”, diz Werutsky.

Propriedades nutritivas

Além dos princípios ativos da piperina e, principalmente, da capsaicina, as pimentas são também uma excelente fonte de vitaminas — principalmente A, E e C —, ácido fólico, potássio e zinco, além de flavonoides. Todas essas substâncias têm propriedades antioxidantes, que protegem os órgãos do envelhecimento. “As pesquisas têm apontado também que a pimenta é uma aliada na prevenção de doenças como o câncer, já que a capsaicina inibe o crescimento de células que geram tumor na próstata, pâncreas e esôfago”, diz a nutricionista Jocelem Mastrodi Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, e autora dos livros Previna doenças. Faça do alimento o seu medicamento e Alimentos inteligentes. Guia dos funcionais (Ed. Ediouro). Segundo Jocelem, o uso da pimenta se mostra benéfico também no tratamento da enxaqueca e da depressão. Seu consumo leva à liberação pelo organismo de adrenalina e noradrenalina. “Esses hormônios estão associados ao estado de alerta e ânimo da pessoa, e também ao controle da dor.” Não existe um limite bem definido da quantidade de pimenta que pode ser consumida, varia muito de pessoa para pessoa. De modo geral, vale o limite de duas pimentas grandes por dia — do tipo jalapeña —, uma no almoço e outra no jantar. Mas o melhor indicativo é mesmo o paladar. Se o alimento causar prazer, vá em frente. E tire proveito de todos os benefícios da ardidinha.

PROCURE uma NUTRICIONISTA para orientar como APROVEITAR as PIMENTAS...

Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br

Dicas Saudáveis para Ida ao Supermercado

 








Para irmos às compras precisamos de algumas regras. Tudo para que o ato simples como o de comprar os alimentos necessários para nossa despensa e frigorífico não se tornar um ato de penitência e livre de arrependimentos em casa. Pois, já deve ter acontecido com você de comprar 3 pacotes de iogurte, quando na realidade não conseguiu nem consumir antes do fim do prazo de validade... Só porque viu a promoção "compre 3 e pague 2".



Os supermercados estão organizados de forma para os consumidores comprarem tanto o que é necessário quanto o que não é, induzindo a impulsividade. Tudo é estruturado, desde a iluminação, cores, corredores e até a escolha da música é feita para promover a compra. É um negócio que utiliza estratégias claras de marketing. Cabe ao consumidor exercer o seu direito de escolha, elegendo, recusando comprar por impulso, não colocando os seus desejos à frente das duas necessidades.

Vamos a compras??
 
 
 



Agora temos na mão um carrinho de compras, vazio, grande, onde cabe tanta coisa! E muitas vezes levamos um estômago vazio que nos faz eleger alimentos rápidos e acima de tudo nos faz cair em tentações. Isso não será mais problema, vamos às dicas:



 

  • Elabora uma lista de compras;


  • Vá as compras após um refeição, seguramente vai adquirir alimentos mais equilibrados;


  • Se tiver tempo, dê um volta de reconhecimento ao supermercado para ver as ofertas e localizar o produtos;


  • Procure de tanto em cima quanto para baixo, não se limite as prateleiras no nível dos olhos;


  • Leia com atenção as etiquetas e compare artigos da mesma categoria;


  • Desconfie de packs econômicos, por vezes trazem menos quantidade que o restante dos concorrentes. E não esqueça de sempre olhar a validade, quanto maior, melhor;


  • Ao fazer as suas compras, deixe para o fim os alimentos que necessitam de refrigeração, evitando que estraguem;


  • Se tem uma família grande, opte por comprar embalagens familiares. A relação preço/quantidade é na maior parte dos casos é vantajosas;


  • Tenha em mente que o preço pode não ser um indicador de mais qualidade;


  • Se pretende comprar alimentos para as crianças, resista às embalagens mais apelativas;


  • Se for com crianças, resistas aos múltiplos pedidos, faça-as fazer escolhas e deixe elas ajudarem nas compras;


  • Guarde os talões do supermercado para poder comparar preços;




Atenção para os rótulos!!






 

  • Compare os alimentos lado a lado. Analise os rótulos verificando quais nutrientes se diferem e escolha aqueles que têm menor teor de açúcar, gordura e sal;


  • Deve ter atenção ao tamanho da porção indicada nos rótulos nutricionais, e quanto irá realmente ingerir;


  • Não se iluda com as indicações das calorias que o alimento pode dose/porção fornece. Por muitas vezes esta quantidade é muito pequena, face ao que na prática verdadeiramente vamos comer;


  • Para comparar alimentos faça-o sempre por 100g/ml, contudo existem muitos produtos em que devem fazer a comparação por dose, caso das embalagens de consumo individual de iogurtes, leite, pão, torradas, bolachas e refeições prontas;


  • Alimentos com rótulos muito descritivos de seu conteúdo em nutrientes, que tendem a demostrar que o alimento é muito completo, podem não significar que aquele produto é mais rico naqueles nutrientes que os outros que não mencionaram;


  • Não se prenda às alegações. Por exemplo, dizer que o "leite é rico em cálcio" não é um benefício daquele produto específico, uma vez que todos os leites são fontes de cálcio;


  • Tenha sempre atenção a quantidade de lipídios (gorduras). Dê preferência aos produtos de baixo teor, sobretudo ao suturados e ao colesterol, e evite aqueles com gordura hidrogenadas e trans na lista de ingredientes;


  • Leia atentamente a lista de ingredientes e sempre que o sal/sódio, gordura ou açúcar ( outros designações) estiverem nos primeiro lugar, o produto alimentar de deve ser consumido com muita moderação. Lembre-se que geralmente, os ingredientes são apresentados da maior quantidade para a menor.


  • Tenha atenção ao teor de hidratos de carbono (carboidratos). Prefira os produtos alimentares ricos em amido e sem adição de açúcar ou com baixo teor de açúcar.


  • Tenha atenção na denominação DIET E LIGHT presente no produto. Observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente e faça uma comparação, as vezes produtos light tem maior teor de sódio e os diet usam edulcorante para adoçar (sorbitol, aspartame, sucralose, entre outros);


  • Um vez que os rótulos não têm indicação de dose de aditivos, tente evitar consumir sempre os mesmos de alimentos.


  • A leitura do rótulo é muito importante para permitir identificar potenciais alergênicos (lactose, glúten, amendoim, soja, entre outros)








Estes pequenos passos podem ajudar a comprar não apenas o que necessita realmente, como também diminuir a ingestão de alimentos calóricos e aumentar a compra de produtos mais saudáveis!


Fonte: http://www.ciclonutri.com/2013/08/dicas-saudaveis-para-ida-ao-supermercado.html





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Anvisa proíbe venda de 25 alimentos para crianças da marca Nutrifam

 





 



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e fabricação de 25 produtos alimentícios voltados ao público infantil produzidos pela Nutrifam Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, de São Paulo (SP). O motivo é a falta de registro dos produtos na Anvisa. A medida está em resolução publicada na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União.
 
 

A lista com os nomes dos 25 produtos está no Diário Oficial da União. Entre eles estão sopas, sobremesas de frutas, caldo e canja da linha Nutrifam Baby, que é indicada pela empresa para crianças acima de 6 meses. Há também produtos da linha Nutrifam Crescer indicada para a fase de transição alimentar, quando a criança passa dos alimentos pastosos paras os semissólidos.
Confira na tabela abaixo o nome dos produtos proibidos:
Medida
Produto
Fabricante
Motivo
Proibição da
fabricação, distribuição e comercialização.



Sopa de fubá marca Nutrifam Baby


Nutrifam Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios.
Ausência de registro.
Sopa de legumes com arroz marca Nutrifam Baby
Sopa tradicional com carne marca Nutrifam Baby
Sopa de abóbora com espinafre marca Nutrifam Baby
Sopa de mandioquinha com beterraba marca Nutrifam Baby
Caldo verde marca Nutrifam Baby
Sopa de beterraba marca Nutrifam Baby
Sopa de mandioquinha e hortaliças marca Nutrifam Baby
Sopa tradicional de frango marca Nutrifam Baby
Sopa de macarrão com beterraba marca Nutrifam Baby
Canja marca Nutrifam Baby
Sopa completa de batata marca Nutrifam Baby
Sopa de grão de bico marca Nutrifam Baby
Sopa de soja marca Nutrifam Baby
Sopa de feijão branco marca Nutrifam Baby
Sopa de lentilha marca Nutrifam Baby
Sopa de ervilha marca Nutrifam Baby
Sobremesa de salada de frutas marca Nutrifam Baby
Sobremesa de maçã com ameixa marca Nutrifam Baby
Sobremesa de manga marca Nutrifam
Risoto de frango marca Nutrifam Crescer
Strogonoff de carne marca Nutrifam Crescer
Jardineira de legumes marca Nutrifam Crescer
Espaguetti à bolonhesa marca Nutrifam Crescer
Espaguetti com frango marca Nutrifam Crescer

Fonte: www.marceloabdon.com.br/

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Feira de saúde e bem-estar em Curitiba

Feira de saúde e bem-estar começa hoje em Curitiba




A ViverCom, a primeira feira de saúde, bem-estar e qualidade de vida de Curitiba, vai sem dúvidas mudar sua forma de pensar sobre seu modo de viver. A feira começa hoje (2) e vai até o fim de semana, encerando no domingo dia 6 de outubro no espaço Park Cultural, no Park Shopping Barigui.

O evento vai reunir empresas dos setores de estética, fitness e alimentação, apresentando o que há de mais moderno em tratamentos, cosméticos, equipamentos de ginástica e musculação, suplementos nutricionais e esportivos, vestuário adequado para a prática de atividades físicas, além de diversas opções em produtos diet, light, orgânicos, integrais, probióticos, funcionais e fitoterápicos e palestras sobre saúde e alimentação.

O consumidor está cada vez mais consciente e exigente em relação a produtos e serviços que valorizam o bem-estar e o meio ambiente. Do pequeno lojista a hipermercados, o natural e sustentável vem ganhando mais espaço nas prateleiras e mesas do Brasil e mundo afora, assim como aumenta a procura por terapias complementares na prevenção de doenças. O setor, que está cada vez mais preparado para suprir as necessidades do mercado, vem apresentando constantes novidades e pesquisas que só comprovam a importância de uma boa alimentação, hábitos saudáveis e consumo consciente.

Além disso no dia 4, sexta-feira, acontece também a Maratona Vegetariana. A Sociedade Vegetariana Brasileira promove bate-papos no evento para discutir sobre vegetarianismo, nutrição, saúde e impactos ambientais. Os encontros acontecem das 16h às 22h e contarão com a presença da nutricionista Silvana Portugal.

Serviço
ViverCom – Feira de saúde, bem-estar e qualidade de vida
Local: Park Cultural – ParkShopping Barigüi
R. Prof.Pedro Viriato Parigot de Souza, 600
Data e horário: 2 a 5 de outubro, das 14h às 23h, e dia 6 de outubro, das 14h às 20h
Preço: R$ 10,00 - Com apresentação do bônus preenchido, o visitante tem 50% de desconto Mais informações:
 www.vivercom.com.br

Fonte: http://www.altosagitos.com.br/esporteesaude/noticiadetalhe/noticia/curitiba_recebe_feira_de_saude_bemestar_e_qualidade_de_vida