Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012

HEBE CAMARGO

 A RAINHA DA TELEVISÃO BRASILEIRA!




Aos 08 dias do mês de março de 1929, nascia Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, na cidade de Taubaté, em São Paulo.

Filha de Ester e Sigesfredo Monteiro de Camargo, o Seu Fego, Hebe teve uma infância humilde, porem não deixara de brincar com as crianças de sua rua, descalça e alegres. Na década de 1940, formou, com sua irmã Stella Camargo Reis, a dupla caipira Rosalinda e Florisbela. Ela seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates, quando abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão.

Hebe, que desde pequena mostrava jeito para a telinha, estava no grupo que foi ao porto de Santos buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a Rede Tupi.

Convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, em 1950, Hebe Camargo deveria cantar logo no início do TV o Hino da Televisão, mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues.

Durante muito tempo as duas, que são amigas desde aquela época, não admitiram se Hebe deixou de cantar o Hino porque estava doente ou se foi por causa de um encontro amoroso.

O programa Rancho Alegre, de 1950, foi um dos primeiros programas em que Hebe participou na TV Tupi, Canal 3, de São Paulo: Hebe fez um dueto com o cantor Ivon Curi, sentada em um balanço de parquinho infantil. Estas imagens estão gravadas em filme e são consideradas relíquias da televisão brasileira, uma vez que o VT ainda não existia e na época não se guardava a programação em acervos, como atualmente.

A estreia na TV ocorreu, em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, aonde chegou a apresentar cinco programas por semana.

Em 10 de abril de 1966, vai ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe Camargo, pela TV Record. O programa a consagrou como entrevistadora e ela se torna líder absoluta de audiência, acompanhada do músico Caçulinha e seu Regional.

Durante a Jovem Guarda, Hebe deu espaço a novos talentos, como Roberto Carlos, Martinha, Wanderléa e Ronnie Von, a quem apelidou de Príncipe.

Hebe, que também tinha um programa diário na Jovem Pan/Rádio Panamericana, recebeu a apresentadora Cidinha Campos, que veio ajudá-la nas entrevistas em seu programa de tv.

Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. Na Bandeirantes, ficou até 1985, quando foi contratada pelo SBT.

Em 1986, Hebe foi para o SBT, onde apresentou três programas: Hebe, no ar até 2010, Hebe por Elas e Fora do Ar.

O programa da Hebe entrou no ar em 4 de março de 1986. Entre 1986 a 1993, o programa foi ao ar nas terças-feiras. Em 1993, migrou para as tardes de domingo. No ano seguinte, foi para a segunda. Durante um período, foi exibido aos sábados. A apresentadora recebe convidados para pequenos debates e apresentações musicais: todos se sentam em um confortável sofá, que é quase uma instituição da televisão brasileira.

Em 1995, a gravadora EMI lançou um CD com os maiores sucessos de Hebe. Em 1999 voltou a lançar um CD. Em 22 de abril de 2006 comemorou o 1.000º programa pelo SBT.

No dia 13 de dezembro de 2010 ao final da gravação do especial de Reveillon de seu programa no SBT, Hebe, a apresentadora, pegando a todos de surpresa, leu uma carta de próprio punho para seu auditório e público informando que aquela foi a sua última atuação como funcionária do SBT. Estava ela se despedindo da emissora de Silvio Santos depois de quase 24 anos. Dois dias antes de anunciar a saída do SBT, no dia 11 de dezembro Hebe, com permissão do SBT, gravou com o apresentador Fausto Silva o Domingão do Faustão, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem.

O contrato dela com o SBT venceria no dia 31 de dezembro, mas diante disto Hebe confirmava que não deve renovaria com a emissora.

Seu último programa no SBT foi ao ar em 27 de dezembro de 2010.Recentemente Hebe foi contratada para apresentar seu programa semanal na RedeTV.

Em 8 de janeiro de 2010, Hebe foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo e informações preliminares davam conta de que ela passaria por uma cirurgia para a retirada de um tumor no estômago. Um boletim emitido posteriormente pelo hospital divulgou que Hebe foi submetida a uma laparoscopia diagnóstica, que encontrou nódulos no peritônio. O resultado da análise confirmou a existência de um tumor primário na região. Hoje dizem que Hebe está curada.

Hebe é viúva do empresário Lélio Ravagnani e tem um filho de seu 1º casamento com Décio Capuano, chamado Marcello Camargo.

Ela se casou com Décio em 1964, na igreja, de vestido rosa, pois não era mais virgem e tinha medo do padre descobrir caso ela usasse branco, pois ela também já tinha 35 anos. Décio era extremamente ciumento e contra sua vida artística. Por causa disso, após anos de casada, se divorciou dele.

Antes de engravidar do filho Marcello, ela esteve grávida por duas vezes de Décio, mas nas duas oportunidades ela sofreu aborto espontâneo.

O marido a acusava de estar trabalhando demais na televisão, querendo que ela parasse de atuar e dizia que por trabalhar muito sofreu dois abortos. Não aguentando a oposição do marido a sua carreira e a crises conjugais, separaram-se e ela reencontrou a felicidade ao lado de Lélio, com quem foi casada por mais de 30 anos.

Em entrevista a revista Veja, Hebe declarou que aos 18 anos, na sua primeira vez, engravidou do seu namorado, o empresário Luíz Ramos. Como ele a traía constantemente e por ser vergonhoso para os pais terem uma filha mãe solteira, ela, sem contar a ninguém, decidiu fazer um aborto, que foi sem anestesia e a fez sofrer muito, por semanas, porém ela garante não ter se arrependido de ter um filho naquela época.

Aos 81 anos, Hebe Camargo se prepara para lançar seu primeiro DVD ao vivo.

Em dois shows, realizados um em São Paulo, no Credicard Hall e outro aqui mesmo no Rio de Janeiro, no Citibank Hall, a loira dividiu o palco com personalidades da música brasileira como Fábio Jr., Daniel, Leonardo, Maria Rita, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone estarão ao lado da diva brasileira em momento marcante de sua carreira.

"O show foi bem variado. Penso que nem preciso ir, vou ficar só assistindo…", ela afirmou, confessando que seu maior medo era que ninguém fosse.

"Jamais dei uma coletiva. Estou assustada", revelou em encontro com a imprensa em São Paulo.

No CD, lançado em outubro do ano passado e que tem seu nome como título, ela divide canções com grandes personalidades da música, como sua grande paixão, Roberto Carlos.

"- Eu gravei minha parte em São Paulo e os meus convidados no Rio de Janeiro", contou ela, relembrando que nomes como Daniel Boaventura e Ivan Lins também estão no projeto.

No passado, a rainha da televisão precisou escolher entre seguir a carreira de apresentadora ou a música.

"- Fiz dois discos antes desse, mas não foram muito bons. Acho que é porque a apresentadora estava cobrindo a cantora."

Questionada de onde tira tanta energia para seguir em turnê ela é rápida.

"- A alegria de ter uma recuperação rápida me deu essa energia… Além disso, me alimento bem e durmo que nem uma bonequinha. Costumo brincar que sou uma artista", explicou.
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Receita de Lentilha

RECEITA DE SOPA DE LENTILHA VERMELHA


 


• 1 cebola média
• 2 dentes de alho
• 2 colheres de sopa de azeite de oliva
• 1 xícara de chá de grãos de lentilha
• 3 xícaras de chá de caldo de legumes
• 250g de leite de coco
• 1 colher de chá de curry
• Croutons temperados a gosto
• Suco de limão a gosto

 Modo de preparo

 • Doure a cebola média picada e dois dentes de alho amassado em duas colheres de sopa de azeite de oliva, acrescente uma xícara de chá de grãos de lentilha vermelha, refogue por alguns minutos. Coloque 3 xícaras de chá de caldo de legumes,250ml de leite de coco e uma colher de chá de curry (opcional).Regule o sal, diminua o fogo e deixe que cozinhe até os grãos de lentilha ficarem mole. Sirva com croutons temperadinhos com orégano e suco de limão.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL SEM CARRO

 
 
 
Dia 22 de setembro é comemorado ao redor do mundo o Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day). A intenção desta data é fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas causados pelos automóveis e diminuir seu uso. Formas de transportes alternativas que não prejudicam o meio ambiente, como a bicicleta, são incentivadas neste evento.
 
 
 
 
Em 1988, O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez, em cidades francesas. Aos poucos atingiu países europeus e hoje esta data é comemorada em várias partes do mundo.
Somente em 2001 o evento chegou ao Brasil e muitos municípios estão aderindo a esta iniciativa. Geralmente a data é comemorada com atividades esportivas como caminhadas, passeios ciclísticos, gincanas e distribuição de panfletos.
O número de veículos automotores circulando nas grandes metrópoles cresce a cada dia e contribui para congestionamentos em ruas e avenidas, poluição sonora devido às buzinas, grande quantidade de fumaça expelida contribuindo com a poluição atmosférica, entre outras. A emissão de gases de efeito estufa é um dos principais malefícios que o uso de veículos particulares causa no meio ambiente e ainda contribui para o aquecimento global. Estima-se que 40% da poluição do ar é causada por veículos movidos a combustível fóssil. Além disto, consequências como desenvolvimento de doenças respiratórias, irritabilidade, sedentarismo e acidentes, podem acontecer.
Para diminuir o uso de veículos algumas mudanças de hábitos são necessárias como planejar melhor os deslocamentos, fazer caminhadas ou andar de bicicleta em caminhos curtos, optar por veículos movidos a álcool (menos poluente do que a gasolina), optar por meios de transporte coletivo, entre outros.
Cabem as autoridades de cada município estimular o uso de outros meios de transporte com criação e expansão de ciclovias, disponibilizarem mais transportes coletivos de qualidade e que tenham segurança, criação de bicicletários, aluguel de bicicletas públicas, etc.
Algumas cidades, como Amsterdã, Copenhague, Ottawa, Freiburg, entre outras; proibiram aos seus habitantes o uso total ou parcial de carros em suas ruas, avenidas e centros históricos. Além disto, medidas como redução de vagas para estacionamentos, aumento de pedágios nos centros urbanos, aumento do preço do combustível, visam desestimular o uso de veículos nestas cidades.
A fim de preservar as gerações futuras, este movimento internacional irá atingir mais cidades e assim contribuir para os meios sustentáveis de mobilidade, resgatando um novo conceito de qualidade de vida. Em vários locais o tema é comemorado com muita criatividade e realização de campanhas chamativas.
 
Referências Bibliográficas:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/dia-mundial-sem-carro4.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Car_free
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/dia-mundial-sem-carro-celebra-uma-nova-forma-de

Árvore Amiga

 
 
Sob teus galhos verdes e floridos
Capturo meus versos perdidos
Entremeados em diversos sentidos
Declamados, cantados contigo
Na intimidade do teu sossego
Confidencio meu desejo
Apago meus bocejos
Declaro o que almejo
No inverno, no verão
Com flores em botão
Em cada estação
É minha inspiração
Minha árvore querida
Durante as vindas e idas
E mesmo eu estando perdida
Você sempre esperou por mim, amiga
 
Dica:
Imprima para sua criança ou sobrinha (o) não deixe esta data passar em branco.
 

Minha Cidade

  Cora Coralina

Goiás, minha cidade...
Eu sou aquela amorosa
de tuas ruas estreitas,
curtas,
indecisas,
entrando,
saindo
uma das outras.
Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa.
Eu sou Aninha.

Eu sou aquela mulher
que ficou velha,
esquecida,
nos teus larguinhos e nos teus becos tristes,
contando estórias,
fazendo adivinhação.
Cantando teu passado.
Cantando teu futuro.

Eu vivo nas tuas igrejas
e sobrados
e telhados
e paredes.

Eu sou aquele teu velho muro
verde de avencas
onde se debruça
um antigo jasmineiro,
cheiroso
na ruinha pobre e suja.

Eu sou estas casas
encostadas
cochichando umas com as outras,
Eu sou a ramada
dessas árvores,
sem nome e sem valia,
sem flores e sem frutos,
de que gostam
a gente cansada e os pássaros vadios.
 
 

 

Cora Coralina

 
BIOGRAFIA

Cora Coralina , pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985), é a grande poetisa do Estado de Goiás. Em 1903 já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos "A Rosa". Em 1910, seu primeiro conto, "Tragédia na Roça", é publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", já com o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP). Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olimpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.

Fonte:
(http://www.releituras.com/coracoralina_mascarados.asp)

‎21 de setembro: DIA DA ÁRVORE!

 
 
 
 
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
Cora Coralina
Fonte:
 
O poema acima, inédito em livro, foi publicado pelo jornal "Folha de São Paulo" — caderno "Folha Ilustrada", edição de 04/07/2001. (http://www.releituras.com/coracoralina_mascarados.asp)

sábado, 15 de setembro de 2012

Hambúrguer Saudável


Hambúrguer de feijão vermelho, quinoa e pimentão

 
 


Cozimento: 15 a 20 minutos

·        Dificuldade: Média

·        Rendimento: 6

Ingredientes

·        1 e ½ chávenas de feijão vermelho cozido (ou uma lata grande)

·        ½ chávena de quinoa (crua) + 1 chávena de água

·        ½ cebola

·        ½ a 1 pimentão vermelho, verde ou amarelo (dependendo do tamanho)

·        ¼ colher de chá de cominhos

·        1 colher de chá de paprika (ou pimentão doce, se não tiverem)

·        ½ colher de chá de pimenta caiena

·        ¼ chávena de salsa grosseiramente picada

·        2 colheres de sopa de linhaça moída (para os hambúrgueres ligarem melhor, se não tiverem adicionem farinha)

·        1 a 2 dentes de alho

·        Sal e azeite

Instruções de preparo

Comece por cozer a quinoa com a água e uma pitada de sal, cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto a quinoa coze, faça um estrugido com a cebola e o alho e adicione os pimentões cortados em tiras. Deixe cozer alguns minutos até amolecerem. Junte no processador de alimentos a quinoa já cozida, o estrugido com os pimentões, o feijão (se utilizar feijão em lata lave os feijões e drene a água de lavagem), e adicione os restantes ingredientes. Se quiser, para criar mais textura, pode colocar no processador de alimentos apenas metade da quinoa, e ¾ dos feijões, triturar tudo e depois envolver esta mistura com a quinoa e os feijões que sobraram. Forme com as mãos cerca de 6 a 8 hambúrgueres, dependendo do tamanho. Se não cozinhar todos no mesmo dia, pode guardá-los no congelador, envolvidos em película aderente. Para cozinhar os hambúrgueres disponha-os num recipiente próprio para ir ao forno, e coloque no forno pré-aquecido a 175ºC (350ºF) cerca de 15 a 20 minutos, virando-os uma vez a meio do tempo de cozedura. Outra forma de os cozinhar é numa panela anti-anderente colocar só mesmo um fio de azeite e deixar fritar cerca de 3 minutos de cada lado.

 

Referências

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mensagem de Rubem Alves

O tempo e as jabuticabas

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o milênio.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que, apesar da idade cronológica, são imaturos.
Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de ‘confrontação' onde ‘tiramos fatos a limpo'. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa!...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão-somente andar ao lado do que é justo.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.
O essencial faz a vida valer a pena.


Texto de Rubem Alves

Receita: Vitamina

Vitamina de morango com iogurte









Tempo: Rápido: até 30 minutos.












 
Ingredientes

- 45 unidades de morango (450g)
- Suco de uma laranja e raspas da casca
- 1 copo (americano) de iogurte desnatado natural (175g)
- 1 colher (de sopa) de açúcar cristal (20g)


Utensílios e equipamentos: Liquidificador.

Modo de preparo

1. Higienizar as frutas.
2. Colocar no liquidificador os morangos, o suco e as raspas da laranja e o iogurte.
3. Bater tudo até formar um creme homogêneo.
4. Acrescentar o açúcar e bater novamente.
5. Distribuir em copos e servir gelado.




Rendimento: 2 copos de 250 ml.

Classificações no cardápio: bebida.

Substitutos na dieta: Fruta ou suco, Leite.

Dica

O morango e a laranja são ricos em vitamina C e por isso são ótimos antioxidantes. O iogurte desnatado é pobre em gorduras, o que torna a receita menos calórica.
Segredinho


Para obter uma consistência mais cremosa, passe a vitamina pela peneira, para retirar as sementes do morango, e se desejar, decore com morangos ou rodelas de laranja, partidos de modo a se encaixarem nas bordas dos copos.

Informações nutricionais:
GrupoPor porção
150 mL = 250 ml
Por
100 g/100 ml
Energia (Kcal)74,0029,60
Carboidratos (g)15,006,00
Proteínas (g)2,501,00
Gorduras totais (g)0,800,32
Gorduras saturadas (g)0,300,12
Gorduras trans (g)NDND
Colesterol (mg)2,000,80
Fibra alimentar (g)1,400,56
Sódio (mg)24,649,86
Cálcio (g)76,2130,48
Ferro (mg)0,410,16

As informações acima referem-se à preparação sem sal.
A quantidade de sal utilizada na receita altera os valores de sódio da informação nutricional acima.
As informações nutricionais das receitas são derivadas de tabelas de composição e rótulos de alimentos. Os valores citados acima podem variar de acordo com a fonte pesquisada, a marca dos produtos e a quantidade de alimentos utilizada em cada preparação.

Enviado por: Caroline Otoni

Receita: Pamonha

 Pamonha prática de panela




Tempo: Médio: até 1h e 30 minutos.

Ingredientes


- 6 espigas de milho (600g)

- 2 colheres (sopa) de margarina (40g)

- Quanto baste de sal

- 2 fatias de queijo minas (60g)



Modo de preparo


1. Ralar o milho e reservar.

2. Em uma panela, derreter a margarina.

3. Acrescentar a massa do milho e temperar com o sal.

4. Deixar cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar.

5. Quando começar a pregar no fundo, adicionar o queijo.

6. Servir.



Rendimento: 4 porções de 170 g.

Classificações no cardápio: guanição ou acompanhamento.

Substitutos na dieta: Arroz.

Dica




Segredinho

Você pode acrescentar outros condimentos de sua preferência, tais como salsinha, cebolinha, pimenta, dentre outros.
Informações nutricionais:
GrupoPor porção
1 porção = 170 g
Por
100 g/100 ml
Energia (Kcal)295,00173,53
Carboidratos (g)40,5023,82
Proteínas (g)7,404,35
Gorduras totais (g)11,907,00
Gorduras saturadas (g)3,402,00
Gorduras trans (g)1,100,65
Colesterol (mg)9,005,29
Fibra alimentar (g)2,201,29
Sódio (mg)92,8254,60
Cálcio (g)112,0565,91
Ferro (mg)1,230,72

As informações acima referem-se à preparação sem sal.
A quantidade de sal utilizada na receita altera os valores de sódio da informação nutricional acima.
As informações nutricionais das receitas são derivadas de tabelas de composição e rótulos de alimentos. Os valores citados acima podem variar de acordo com a fonte pesquisada, a marca dos produtos e a quantidade de alimentos utilizada em cada preparação.
Enviado por: Apoena Mendonça

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tempero caseiro

 Use ervas naturais
 
 
 
Produtos não têm sódio ou aditivos como os industrializados e servem como tempero caseiro para carnes, vegetais e até churrasco.
As especiarias e ervas aromáticas naturais substituem com muitas vantagens os temperos industrializados, que trazem sódio e aditivos desnecessários como o glutamato monossódico.
Quando falamos de especiarias e ervas aromáticas, devemos levar em consideração o poder dos aromas.
Não existem regras rígidas sobre a utilização destes temperos. Na prática, não misturar aromas muito fortes (como o louro e a pimenta), mas nada impede que se misture um aroma forte com um ou vários aromas suaves.
 
 
Que erva tempera melhor qual prato?
 
 
A cada tipo de prato ou alimento correspondem determinadas ervas aromáticas e especiarias. Veja abaixo algumas sugestões:
 
AlimentoErva aromática/Especiaria
QueijoCebolinha, alho, manjericão, manjerona, orégano, salsa, sálvia, tomilho.
FrutaAnis, canela, coentro, cravo-da-índia, gengibre, hortelã
VerdurasCebolinha, estragão, manjericão, manjerona, hortelã, salsa, pimenta, tomilho.
OvosAlho, salsa, pimenta.
PeixeCoentro, estragão, alho, salsa, tomilho.
Carne bovinaLouro, cebolinha, cravo-da-índia, cominho, alho, pimenta, alecrim, manjerona.
Carne de porcoCoentro, cominho, alho, gengibre, pimenta, sálvia, tomilho.
AvesAlho, orégano, alecrim, sálvia.

Receita Nutritiva

Bolo de abobrinha


 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes


Tempo de preparo: 50min
Rendimento: 12 porções

 


  • 2 xícaras de chá de abobrinha italiana picada
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó

 


Modo de Preparo



  1. Bata no liquidificador a abobrinha, os ovos, o açúcar, o óleo e a baunilha
  2. Em uma tigela misture a farinha de trigo, a canela e o fermento
  3. Acrescente a massa mexendo delicadamente
  4. Coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve em forno médio, pré-aquecido até dourar
 

10 regras para se livrar da bagunça

 
Veja como se livrar da bagunça na cozinha em 10 passos.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Regra nº 1: Tirou, guardou!

 Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.
 

 
 Regra nº 2: Armazene com lógica

  Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.

 
 Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia

  Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.

 Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira

Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda.
 Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar

 Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.
 
 Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente

 Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.
 
 Regra nº 7: Abuse dos armários

  É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores.
 
 Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso

  Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.

 
 Regra nº 9: Ordene também a despensa

  Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).
 
 Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material

  Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Redução de sódio em Alimentos Industrializados


Acordo prevê redução de sódio em alimentos industrializados no Brasil

 
O governo pretende eliminar do cardápio brasileiro cerca de 20 toneladas de sódio até 2020.
 
O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) assinaram na terça-feira, 28 de agosto, um acordo o qual estabelece que cereais matinais, caldos, margarinas e temperos, industrializados no Brasil, devem possuir menor quantidade de sódio.
O acordo, que pretende diminuir a utilização do elemento até 2015, é a terceira etapa do acordo entre os dois órgãos, em prol da temática. Produtos como bisnagas, biscoitos, pão de forma e francês, macarrões instantâneos, mistura para bolos, batatas fritas, salgadinhos de milho e maionese já perderam quantidades significativas de sódio. Com esses documentos, o governo tem como objetivo eliminar do cardápio dos brasileiros cerca de 20 toneladas da substância, até 2020.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite diário de consumo de sódio é de dois gramas - correspondente à cinco gramas de sal. Porém, uma pesquisa do IBGE aponta que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal, diariamente.
O sal é a principal fonte de sódio da alimentação e se engana quem pensa que ele só é encontrado em comidas salgadas. Ele é utilizado como conservante e pode estar presente até em em bolos e biscoitos doces.
O sódio é responsável pela elevação da pressão do sangue, problema de saúde crescente no país, segundo o Ministério da Saúde. Cerca de 22,7% dos adultos sofrem com a doença, que aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).