Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Filhos

Meu filho não come frutas, verduras e legumes II


Negociar é a palavra da vez


A melhor forma de incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes é negociar com a criança. Obrigá-la a comer pode contribuir para uma aversão futura, por isso o ideal é educá-la. Primeiramente exponha os benefícios do consumo de frutas,verduras, legumes e em seguida peça que ela escolha um deles para degustação. Lembre-se:

Ofereça sempre, mesmo que a criança recuse, pois o paladar muda constantemente e o que não aceita hoje pode ser aceito amanhã.
Faça a criança participar de escolha dos alimentos sempre que possível. Leve-a até a feira, ao sacolão u supermercado, incentivando a escolha e depois o preparo.

Quanto mais atrativo estiver o prato melhor será a aceitação. A criança é muito visual, se a  “cara”não tiver boa pode ser que ela rejeite.
O ideal é que a criança consuma no mínimo três porções do grupo das frutas, verduras e legumes por dia.

Fonte: Livro: O que tem no prato do seu filho? – Editora:Alles Trade

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Filhos


Meu filho não come frutas, verduras e legumes Parte I



O que faço?



Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativa adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções, bem como para a manutenção de um bom estado nutricional. As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, mas aquelas desenvolvidas nos primeiros anos são decisivas para estabelecer hábitos saudáveis na criança.

Uma das situações mais freqüentes no consultório é ouvir mãe e pai reclamarem que seus filhos não consomem frutas, verduras e legumes. Acreditamos que este estímulo deve partir dos pais, que muitas vezes não consomem esses alimentos, o que acaba por dificultar a oferta aos filhos. Neste caso, o grande desafio é conscientizar os pais da importância do consumo adequado de frutas, verduras e legumes, pois eles podem transmitir informações da necessidade do consumo destes alimentos, considerados fundamentais para o equilíbrio nutricional e manutenção da saúde.

O consumo é a primeira etapa a criança aprender sobre o sabor dos alimentos. Ela precisa prová-los repetidas vezes, mesmo em quantidade mínima, para que se produza condicionamento, aumentando a possibilidade de aceitação. Geralmente, o alimento precisa ser apresentado entre 8 e 10 vezes à criança para que essa aceitação ocorra. Neste caso, o melhor a fazer é não desistir de oferecer os alimentos que foram recusados. Tente inovar e, se aquela salada de agrião não foi bem-vinda, faça o agrião virar suco.

As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em vitaminas e minerais, importantes na oferta de nutrientes essenciais ao organismo. Crianças que os consomem diariamente melhoram o aporte de fibras, ajudando no funcionamento do intestino, fortalecendo o sistema imunológico , tornando o organismo menos suscetível a doenças oportunistas, além de prevenir contra obesidade que vem aumentando muito nessa população.



Procure uma Nutricionista, ela vai orientar você e sua família e dar alternativas para todos consumam mais Frutas, verduras e legumes no dia a dia da família.



Fonte: Livro: O que tem no prato do seu filho? – Editora:Alles Trade

sábado, 26 de maio de 2012

Orégano


Quando você pensa em orégano qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça??
 Acho que quase todos responderiam: “Uma boa Pizza”. E não é de se estranhar, afinal aqui no Brasil temos o hábito te finalizar o preparo das pizzas com orégano.
 Mas você sabia que além de dar um gostinho a comida o orégano tem propriedade positivas para a saúde?



Quer saber quais são? Veja a seguir:

Digestivo:

Possui substâncias como o cervacol, o cimeno, o linalol e taninos que garantem as propriedades digestivas, diminuindo a formação de gasese prevenindo as cólicas intestinais. Ainda estimula a produção de enzimas digestivas (responsáveis principalmente pela digestão dos carboidratos)



Circulação:

Possui ação levemente diurética, ou seja, ajuda na circulação sanguínea, reduzindo dores nas pernas, inchaço e variações de peso extremas de um dia para outro.
             Expectorante:

Na forma de chá, alivia tosse.

 Antifúngico – Cândida Albicans:

Uma das principais ações do orégano é a Antifúngica, principalmente contra a Cândida Albicans. O Carvacrol, substância ativa do orégano, possui propriedade de inibir o crescimento da Cândida.

 Imunidade

Timol, composto presente no orégano, estimula a resposta imune.

 Absorção e Disbiose.

Possui tividade antimicrobiana contra a bactéria Helicobacter pylori, importante em casos de úlcera gástrica e duodenal. E ajuda a promover o equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando imunidade e a absorção de substâncias essenciais.

Quanto consumir?
Pelo menos uma colher (sopa), que pode ser dividida ao longo do dia.

 Agora que já sabe todas essa propriedades, crie o hábito de adicioná-lo a sua alimentação!

Fonte: Ervas - Coleção Guia Prático - Editora Nobel

terça-feira, 15 de maio de 2012


A cozinha chinesa e a Medicina Chinesa


A cozinha chinesa e a Medicina Chinesa sempre estiveram muito relacionadas através dos tempos.

Cor, aroma e sabor não são os únicos princípios a serem seguidos na cozinha chinesa, os chineses têm uma crença tradicional no valor medicinal dos alimentos e que os alimentos e os remédios têm a mesma origem.

A cozinha Chinesa possui uma teoria a que chamou da “harmonia dos alimentos” em que ele relacionou os cinco sabores: doce, azedo, amargo, picante e salgado ás necessidades nutricionais dos cinco principais sistemas de órgãos do corpo (coração, fígado, Baço/Pâncreas, Pulmões e Rins) e enfatiza o seu papel na manutenção da boa saúde. Na realidade, muitas plantas utilizadas na cozinha chinesa tais como alho-pôrro, gengibre fresco, alho, botões secos de margaridas, cogumelos, têm propriedades de prevenção e alívio de várias doenças.

Os alimentos, na concepção da MTC, constituem um dos factores mais importantes na conservação e na manutenção da saúde, a filosofia chinesa, baseada nas leis do Universo, da Natureza, das concepções da vida e da morte, da física, das ciências puras e biológicas, levam-nos até um conhecimento maior.

A partir da teoria da dualidade dinâmica do Yin e do Yang, do principio dos cinco movimentos, a Medicina Tradicional Chinesa reflecte a integração do ser humano no meio ambiente e desta integração são os alimentos, tanto celestes (ar-oxigénio) quanto terrestres (alimento), que sofrem intensas alterações sazonais, topográficas, geográficas e climáticas. Estas duas formas de energia, a celeste e a terrestre, inerentes ao alimento quando ingerido, vão fazer parte do nosso corpo nutrindo, fortalecendo, reparando, harmonizando as nossas funções energéticas e fisiológicas, ou mesmo podendo trazer alterações do funcionamento dos tecidos.

A Medicina Tradicional Chinesa concede uma importância relevante ao alimento na constituição da forma física e do psíquico, a parte Yin á qual a energia Yang vai fixar-se, para promover toda a nossa dinâmica da mente e do corpo.

Adequar a alimentação e saber dos seus efeitos sobre o nosso corpo, é saber a maneira de se intervir nos casos do vazio ou plenitude dos órgãos e das vísceras, através desse conhecimento a MTC elaborou todo um procedimento para repor os gastos energéticos e da matéria, proporcionar a vitalidade e a longevidade celular, evitar os processos degenerativos, o envelhecimento precoce e principalmente o aparecimento de doenças graves.

Segundo a MTC alimentar-se bem não significa, necessariamente, comer do melhor, do mais caro, do importado, mas sim alimentar-se com os produtos que contenham a energia necessária para o corpo em determinado momento, energia essa que pode estar na vagem do feijão verde, no fígado da vaca, na casca de um fruto, etc.

De acordo com os dietistas chineses, a boa saúde depende da ingestão do Qi em grãos que nutre o Qi do estômago. Comer e beber indiscriminadamente danificam o baço e o estômago e altera o metabolismo predispondo a pessoa á doença. Por exemplo: o consumo de alimentos gordurosos causa humidade-calor, lesão gástrica, azia e acúmulo de flegma no peito, que por sua vez causa outras doenças tais como carbúnculo e abcessos.

Um excesso de alimento picante estimula o acúmulo de calor no trato gastrointestinal, causando perturbações estomacais e hemorróidas. O alimento excessivamente azedo danifica o órgão que lhe é correspondente mas também o baço, assim como o alimento excessivamente amargo, o fígado, e os alimentos excessivamente salgados o coração.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas danifica o Qi e o sangue, causa alcoolismo, gangrena e doenças mental.

Segundo a dietética chinesa, os alimentos também possuem diferentes acções de acordo com os seus sabores. Por exemplo: os alimentos de natureza fresca ou fria incluem peras, laranjas, melancia, melão amargo, beringela, lentilhas verdes, coalho de feijão e bambu.

Os alimentos de natureza húmida são repolho, alho-porro, abóbora, gengibre fresco, vinagre e pimentão. Os alimentos suavemente mornos são a carne de frango e bovino, enquanto os alimentos quentes incluem vinho, carne de carneiro e de cão. Incluídos nos alimentos doces estão o milho, batatas-doces, ervilhas, jujuba, longana, trapa e feijão-verde. Os alimentos picantes são aipo, cebola e alho. As azeitonas são consideradas como azedas e as algas marinhas, salgadas. Sendo assim, para manter a saúde de uma pessoa, devem-se escolher os alimentos apropriados baseado na condição física individual.

A Medicina Chinesa ao ter entendido a interacção dos alimentos com o corpo e as influências que as energias celeste e terrestre exercem sobre ele, elaborou os procedimentos para as pessoas usufruírem da melhor maneira o que a natureza oferece sem prejuízos para estas, e de maneira a que a natureza possa servir ao ser humano eternamente.

Quem já acorda cansado precisa saber que isso pode estar relacionado à sobrecarga tóxica que o organismo deveria ter eliminado durante o sono.





Pela manhã: Entre 5h e 7h – O intestino grosso é órgão com a capacidade máxima de energia. Portanto comece o dia com um generoso copo de água.

7h às 9h – é o horário do estômago... E não torça o nariz para o que vai ler.neste período evite café – em jejum, ele é muito estimulante, mas irrita a mucosa gastrointestinal.

9h e 11h – Quem comanda é dobradinha o baço-pâncreas, por isso faça um lanchinho.



11h – Dica tome um chá de hortelã , porque ele ajuda na produção de enzimas digestivas e evita o tal sono pós prandial, isso é, “depois da refeição”.

À tarde – Atenção das 11h às 13h o órgão de maior energia é o coração, e ele pede uma refeição com proteínas magras, saladas.

Da 13h às 15h - é o horário da absorção, comandado pelo intestino delgado, ou seja, a boa qualidade de seu almoço garantirá energia para seguir adiante.

15h às 17h – é a bexiga que estará estimulada, então a sugestão é um suco de laranja, rico em potássio, que também evita o cansaço.

17h às 19 h, os rins entram em cena: aposte em frutas como lima -da – pérsia, melancia, ou suco de maça cm salsão, que têm ação alcalinizante, importante no metabolismo renal.

À noite – Como a circulação é o astro principal do jantar, entre 19h as 21h devem entrar proteínas magras (sardinha) e legumes como abobrinha assada , ou ainda uma boa sopa de legumes e mandioquinha com salsinha fresca que é rica silício, para fortalecer a parede dos vasos sanguíneos e linfáticos.

21h às 23h – o órgão é coração, baço-pâncreas, pulmão e circulação .

23h às 1h é a vez da vesícula para estimular esse órgão , vá novamente de chá de hortelã ou limonada.

1h às 3h da manhã é bom mesmo estar dormindo, quem domina é o fígado, e enquanto você esta quietinha ele pode executar um detoxgeral do organismo. Daí em diante, até as 5h , o sono é insubstituível, porque é a vez do pulmão: respirar lentamente e profundamente faz um bem danado.




quarta-feira, 9 de maio de 2012


Café de inverno

 

Ingredientes

½ xícara de café em pó solúvel

2 claras batidas em neve

2 xícaras de açúcar



Modo de Preparo:



Misturar na batedeira as claras, o café e  o açúcar, batendo ate ficar um creme bem homogêneo.

Para servir esquente uma xícara de leite bem e uma colher desse creme de café. Misture bem, e esta pronto.

Chá de capim cidreira com limão e gengibre




Ingredientes

·        1 envelope de chá (capim cidreira) ou a própria erva

·        2 rodelas de limão taiti

·        Rodelas finas de gengibre

·        Açúcar ou adoçante a gosto

·         

·         Modo de Preparo

1.      Faça a infusão

2.      Em uma xícara coloque as rodelas de limão e gengibre

3.      Deixe agir por alguns minutos e caso queira acrescente açúcar ou adoçante à gosto