Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O óleo de coco ajuda a emagrecer?




Este produto está fazendo o maior sucesso entre os afoitos para ganhar massa muscular e mais ainda entre aqueles interessados em perder peso. A mídia ainda tem um papel decisivo neste cenário uma vez que expõe artistas e famosos que referem ter conseguido façanhas com o uso do produto.

Muita calma para quem pensa em colocar na dieta o óleo de coco imaginando que conseguirá efeitos tão surpreendentes como os artistas em questão!

Observação: ainda não foi descoberta a fórmula mágica para perder barriga ou fazer sumir quilos a mais do nosso corpo, assim o óleo de coco não é diferente e de fato não é a tal fórmula.

Este produto tem uma característica de interesse para a área da nutrição por ser considerado uma gordura cuja cadeia molecular é de tamanho médio (chamamos de triglicerídeo de cadeia média ou TCM), esta característica permite que tal gordura seja absorvida mais rapidamente e seja mais prontamente utilizada como fonte energética. Este tem sido o grande apelo para a comercialização do óleo de coco.

O outro lado é que trata-se de uma gordura do tipo saturada que é o tipo de gordura classificada como de má qualidade para a saúde cardiovascular, assim como parte da gordura existente em produtos de origem animal, gorduras trans e gordura hidrogenada. Poucos são os estudos que de fato mostram efeitos sobre a saúde humana, pois muitos destes estudos são conduzidos em animais, e os poucos estudos de boa qualidade que apontam os benefícios em pessoas também associaram dieta de calorias reduzida e houve prática de atividade física entre os indivíduos estudados.

Pesquisadores brasileiros da Universidade de Alagoas, em Maceió, publicaram no periódico Lipids, em 2009, um estudo sobre óleo de coco. Nele, 40 mulheres obesas de 20 a 40 anos seguiram, por 12 semanas, uma dieta com restrição calórica (menos consumo de carboidratos, mais ingestão de proteínas e fibras e semelhante consumo de gordura) e praticaram 50 minutos de caminhadas todos os dias. Metade delas ingeriu suplementos óleo de soja e as outras, de óleo de coco. Antes do início do estudo, as participantes apresentavam níveis de colesterol, índice de massa corporal (IMC) e medidas abdominais parecidas. Ao final da pesquisa, aquelas que consumiram óleo de coco apresentaram maiores níveis de HDL, o colesterol 'bom', e menores de LDL, o colesterol 'ruim', enquanto o outro grupo teve os dois tipos de colesterol aumentados. A redução do IMC foi observada nos dois grupos, embora somente o grupo do óleo de coco tenha reduzido a circunferência abdominal.

Os pesquisadores concluíram que dieta com suplemento de óleo de coco não aumenta os níveis de gordura no sangue e reduz medidas abdominais em obesos. Entretanto, eles também observaram que o suplemento pode induzir uma resistência à insulina. Os cientistas, no entanto, concluíram que outros estudos eram necessários para avaliar os efeitos do alimento a longo prazo.

Diretrizes nacionais e internacionais citam o óleo de coco bem como o próprio coco a terem seu consumo reduzido a fim de diminuir o risco para doenças cardiovasculares, principalmente entre aqueles que já apresentam outros riscos associados.

Portanto, é necessário fazer uma avaliação individualizada para o uso correto de tal produto. A melhor forma de controlar o peso, ganhar um corpo saudável e ter uma saúde preservada ainda é praticar um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada e atividade física regular.



Procure uma Nutricionista


quarta-feira, 11 de abril de 2012

14 DICAS PARA SEU INTESTINO FUNCIONAR BEM




As fibras ajudam a diminuir o excesso de colesterol no sangue, previnem problemas cardíacos e, de quebra, ajudam no emagrecimento, eliminando gorduras e toxinas, evitando também câncer de intestino.

Confira as 14 maneiras inteligentes de associar hábitos saudáveis e algumas dicas para educar seu intestino, com o auxilio das fibras.



ü     No dia anterior coloque de molho em ½ copo de agua 1 colher de linhaça. Pela manhã, em jejum, tome a água com linhaça, mas pode ser misturado com uma fruta de sua preferência.

ü     No café da manhã, como mamão com semente (sem mastigar).

ü     Adicione ao seu iogurte frutas secas (por exemplo, ameixa seca) e 2 colheres de sopa de farelo de trigo ou granola.

ü     Prefira Pão integral ao branco.

ü     Coma maça, pêra ou damasco seco, com casca, entre as refeições.

ü     Comece sempre as refeições (almoço e jantar) com saladas cruas

ü     Substitua o arroz branco pelo arroz parbolizado ou arroz integral

ü     Beba 6 a 8 copos ao dia, saiba que quando comemos fibras temos que aumentar a quantidade de água, pois se não as fibras podem piorar o seu intestino.

ü     Faça exercício físico

ü     Evite alguns alimentos como, por exemplo, carne vermelha, queijo, açúcar, Goiaba, jabuticaba, pão branco, caqui, refrigerantes, brócolis, estes alimentos podem provocam prisão de ventre.

ü     Inclua iogurte em sua alimentação. Ele é rico em lactobacilos, bactérias que vivem no intestino e ajudam no processo da digestão.

ü     MASTIGUE bem os alimentos. Comer depressa faz com que os alimentos não sejam bem digeridos. Isso quer dizer que o intestino vai ter  muito mais trabalho na hora de cumprir o seu papel.

ü     Eduque o intestino. Vá ao banheiro quando sentir vontade, não espere ou prenda.

ü     Evite a automedicação (LAXANTES). Eles deixam o intestino acostumado ao uso e deixa mais preguiçoso.

ü     No caso de intestino constipado crônico, usar o coquetel laxativo, 3 vezes na semana (alternando) no desjejum, sempre aliando durante o dia as 14 dicas citadas acima.



Pessoas com Divertículos intestinais não podem usar grãos e sementes. Portanto não devem ingerir semente de mamão e semente de linhaça.





Coquetel LAXATIVO



½ mamão papaia sem semente

1 laranja com bagaço e sem semente

4 ameixas pretas secas sem caroço ( já de molho na véspera em ½ copo de água)

2 colheres de sopa de farelo de trigo

½ copo de iogurte desnatado

½ copo de água gelada

Bater no liquidificador e tomar em jejum com as sementes de mamão (sem mastigar)

Este coquetel foi criado pela Nutricionista e Gastroenterologista Dra. Nelzir Trindade, do Rio de Janeiro.





A educação alimentar é o segredo para uma “vida mais LEVE” e com mais SAÚDE. Não acredite em Milagre. Acredite em você.

Modifique seu pensamento e comportamento alimentar.

Adapte receitas a sua rotina diária e faça exercícios.

Afinal, “qualidade de vida conquista-se”. PENSE NISSO


sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Origem da Páscoa


O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
Uma sugestão de receita salgada para o Domingo de Páscoa.


BACALHAU DE PÁSCOA
SALGADAS

Ingredientes

3 DENTES DE ALHO SOCADOS
1 XÍCARA (CHÁ) DE AZEITE
1 1/2 KG DE BACALHAU DESSAGALDO, SEM PELE E SEM ESPINHO
4 UNIDADES DE CEBOLAS MÉDIAS
1 MAÇO DE CHEIRO-VERDE PICADO
1/2 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
200 ML DE LEITE DE COCO
2 LATAS DE MILHO VERDE
1 LATA DE MOLHO DE TOMATE
4 UNIDADES DE OVOS
2 UNIDADES DE PIMENTÕES VERDES PICADOS
100 GR DE QUEIJO RALADO
2 COPOS DE REQUEIJAO CREMOSO
A GOSTO DE SAL

Modo de preparo

DESFIE O BACALHAU E MISTURE COM AS CEBOLAS, O ALHO, O CHEIRO-VERDE, OS PIMENTÕES, O AZEITE E O SAL.
 DEIXE RESERVADO NA GELADEIRA POR 1 HORA. ESCORRA O MILHO (RESERVANDO A ÁGUA), PASSE NO PROCESSADOR, ACRESCENTE O REQUEIJÃO E O QUEIJO RALADO, MISTURE BEM ATÉ FORMAR UM CREME E RESERVE.
 COLOQUE NO LIQUIDIFICADOR A ÁGUA DO MILHO, O LEITE DE COCO E AS GEMAS E BATA.
ACRESCENTE A FARINHA DE TRIGO E O SAL, BATA BEM E LEVE AO FOGO BAIXO ATÉ FORMAR UM MOLHO ESPESSO.
DEIXE AMORNAR. UNTE UM REFRATÁRIO, COLOQUE EM CAMADAS O BACALHAU, O MOLHO DE TOMATE, O CREME, O MOLHO E CUBRA COM AS CLARAS EM NEVE. POLVILHE DE QUEIJO RALADO E LEVE AO FORNO PARA GRATINAR.