Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agrotóxicos

Preste atenção


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que os produtores rurais têm usado agrotóxicos não autorizados no plantio de determinados alimentos. Em 2010, a Vigilâncias Sanitária avaliou 2.488 amostras de alimentos, sendo que 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados.




Dica de Chocolate




Novidade da Cacau Show para quem não vive sem um chocolate.
Esses chocolates são tabletes de 5 gramas, isso mesmo, é só isso, com quantidade diferentes de cacau.
28% e 34% derretem na boca, gostinho bem suave. 41% já é mais parecido com os chocolates ao leite normais que vemos por ai. 55% e 70% já tem um gosto mais encorpado de cacau. 85% tem um gosto bem forte de cacau sem ter aquele gosto amargo forte, e o melhor é que ele tem um ótimo tamanho pra matar aquela vontade sem estragar a dieta!!! Escolha o seu e aproveite com moderação!!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sucos

Inclua sucos de frutas em seu cardápio!






Os sucos de frutas, muito consumidos para matar a sede, além dessa função também podem te dar mais energia, disposição, ajudar no seu bem-estar, ajudar a eliminar líquidos, dar uma mãozinha na beleza, entre outros.

Nessa matéria vamos mostrar receitas de alguns desses sucos, que além de deliciosos tem esses "poderes" que citei acima.

Suco energizante:
Ingredientes:

 - 4 cenouras
- 1 maça descascada
- 1 limão inteiro (polpa e casca)
- 2 laranjas
- 1 pedaço de gengibre

Modo de preparo:


 Bata os ingredientes no liquidificador e inclua água a gosto.

Suco diurético:

Ingredientes: - 1 pepino
- 200ml de água de coco

Modo de preparo:


 Bata no liquidificador o pepino e a água de coco. Coe e sirva em seguida.

Suco da beleza I (anti-celulite):

Ingredientes: - ½ pepino
- 1 beterraba
- ½ maçã
- 4 cenouras

Modo de preparo:


Lave e passe todos os ingredientes na centrífuga. Depois basta coar e servir.

Suco da beleza II (para uma pele bonita e ajuda a dar disposição):

Ingredientes:
- ½ limão
- 1 xícara (chá) de uva com casca
- 1 maçã verde com casca
- 200ml de água mineral

Modo de preparo:

 Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe, se preferir, e beba com gelo.

Se possível, os sucos devem ser consumidos naturais sem adoçante ou açúcar. Mas quando não for possível, prefira o adoçante.


FRUTAS

Benefícios da Banana






A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo.

Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças:

A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.
Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.
Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Rica em vitamina B acalma o sistema nervoso.

Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.
O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios. Especialistas indicam o consumo de no máximo duas bananas por dia.

Acrescente a banana em sua alimentação que certamente irá melhorar sua qualidade de vida.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dicas

Os riscos de comer em frente ao computador







O ideal é comer na mesa e pausadamente.
As vezes a falta de tempo e de interesse acabam por fazer com que não nos alimentemos corretamente. Em muitos escritórios, as inúmeras ocupações acabam por obrigar as pessoas a comer em frente ao computador ou em casa os programas de televisão chamam tanto a atenção que quando vemos estamos sentados no sofá com o prato de comida na mão e as garfadas sendo feitas aleatoriamente.

Nos demos conta da necessidade de esclarecimento, quando percebemos que em todas as mesas de nossa redação havia pelo menos um pacotinho de balas, salgadinhos ou pacotes de lanches vazios. Para explicar o que podemos mudar para ter mais saúde, conversamos com a nutricionista Dilaile Baldessar de Souza, que explicou que mesmo com uma rotina corrida é possível seguir uma dieta equilibrada e fracionada.

Dilaile explica que o ideal é fazer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. “A alimentação é um fator tão fisiológico que, desde que nascemos nos alimentamos nesse intervalo de tempo, como o que ocorre no aleitamento materno. Quando crescemos, isso deve ser mantido para que o metabolismo fique constante, sem que cheguemos às próximas refeições famintos” explica.

Ela ensina que pular refeições algumas vezes não traz consequências, mas se tornarem-se hábito, podem ocasionar problemas sérios, decorrentes da falta de vitaminas e minerais, como queda de cabelo, unhas quebradiças, úlcera e gastrite.

A reeducação alimentar envolve não somente o que se come, mas ela se inicia já na escolha do alimento, no ambiente em que se come e como se come. “Muitas vezes nossa busca pelo alimento não está condicionada à fome, mas frequentemente ao hábito de comer, causando um condicionamento de comer certo alimento em determinado horário, independente de ter acabado de realizar uma refeição”, diz. Comer assistindo TV ou realizando outra atividade concomitantemente faz com que não se tenha percepção do quanto se está comendo o que leva a um consumo maior que o habitual.

“Procure sentar-se à mesa para comer, o ambiente deve ser tranquilo e de preferência coma vagarosamente, descansando os talheres sobre a mesa entre um bocado e outro. Faça este teste e perceba que você necessitará de uma porção menor para se sentir saciado”, conclui Dilaile. Estes hábitos devem ser aplicados por toda a vida e não somente quando se deseja emagrecer, para que assim, o peso seja mantido. Consulte uma nutricionista.
Visite o Site:

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dicas


Importância de cada refeição




  • Café da manhã: Pode ser considerado a refeição mais importante, pois segue o maior intervalo de tempo em que ficamos sem nos alimentar desde a última refeição. Se a pessoa pular o café da manhã, pode sentir falta de energia para realizar atividades durante o dia e, além disso, a taxa de açúcar no sangue pode cair – é a chamada hipoglicemia.

  • Lanche da manhã (colação) e da tarde: Os lanches intermediários devem ser feitos para que a pessoa não sinta fome, nem exagere ao se alimentar no horário das principais refeições. Além disso, se o intervalo entre o café da manhã e o almoço for muito longo, há risco de ocorrer queda na taxa de açúcar do sangue, causando mal-estar no caso das pessoas que apresentam uma pré-disposição para hipoglicemia.

  • Almoço: É a refeição que consiste no maior consumo de grupos de alimentos nobres e variados: fontes de proteínas são do grupo dos construtores, como carnes e feijão; as de fibras, vitaminas e sais minerais, são do grupo de alimentos reguladores, como legumes, frutas e verduras. E os carboidratos, também chamados de grupo dos energéticos como arroz, batata, macarrão e milho. Com a dieta equilibrada no almoço, adquirimos energia para continuar as atividades e suprir parte das necessidades nutricionais diárias.

  • Jantar: Essa refeição possui a mesma importância das demais e se compara ao almoço. Recupera a energia que se gasta ao longo do dia, mas deve ser levado em consideração que, por ser a última refeição de maior “volume” do dia, é preciso ter cautela e evitar os abusos, pois logo você vai dormir, e a digestão deve ser facilitada com a escolha de preparações leves. A escolha pode até interferir na qualidade do sono.

  • Ceia: Como vai se passar um longo tempo sem alimentação, recomenda-se um lanche bem leve, como uma torrada, chá e frutas.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Receitas Prediletas

Salada de tomate especial
 
 
 
 
 



Tempo: Rápido: até 30 minutos.
Ingredientes
- 2 unidades de tomates maduros
- 8 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 2 dentes de alho picados
- Quanto baste de folhas frescas de manjericão
Utensílios e equipamentos: Frigideira.
Modo de preparo

  1. Cortar os tomates em rodelas e reservar.
  2. Numa frigideira acrescentar 4 colheres (sopa) de azeite e dar uma leve dourada no alho.
  3. Acrescentar o restante do azeite.
  4. Colocar os tomates em uma travessa.
  5. Em cima de cada rodela colocar uma folha de manjericão.
  6. Em seguida, regar com o azeite e com o alho frito.

Rendimento: 6 porções de 60 g.
Classificações no cardápio: entrada.
Substitutos na dieta: Vegetal A, Vegetal refogado.
Segredinho
Para preparar de forma diferente, basta cortar os tomates em cubos, ao invés de rodelas, e serví-los com fatias de pão italiano.
Informações nutricionais:
Grupo Por porção
aproximadamente 4 rodelas de tomate = 60 g
Por
100 g/100 ml
Energia (Kcal) 106,00 176,67
Carboidratos (g) 7,30 12,17
Proteínas (g) 1,40 2,33
Gorduras totais (g) 8,50 14,17
Gorduras saturadas (g) 1,20 2,00
Gorduras trans (g) 0,00 0,00
Colesterol (mg) 0,00 0,00
Fibra alimentar (g) 0,70 1,17
Sódio (mg) 6,07 10,12
Cálcio (g) 32,95 54,92
Ferro (mg) 0,48 0,80
As informações acima referem-se à preparação sem sal.
A quantidade de sal utilizada na receita altera os valores de sódio da informação nutricional acima.
As informações nutricionais das receitas são derivadas de tabelas de composição e rótulos de alimentos. Os valores citados acima podem variar de acordo com a fonte pesquisada, a marca dos produtos e a quantidade de alimentos utilizada em cada preparação.

Os alimentos Industrializados

Os alimentos industrializados e as doenças





Os mais modernos estudos científicos, bem como a experiência das pessoas mostram a seguinte relação entre o tipo de alimentos industrializados e os problemas de saúde que podem causar:

Açúcar branco: Diabetes, hipoglicemia, cáries e osteoporose.
Enlatados: Carência de nutrientes
Aditivos artificiais: Câncer, leucemia, dislexia, alergias.
Carne Vermelha: câncer, reumatismo, depressão, impotência.
Transgênicos: Alergias crônicas, mutações.
Frios: câncer, miomas, cistos, menopausa.
Hambúrgueres: Colite, anemia, carências.
Farinha Branca: Carências nutricionais
Sal refinado: problemas na tireóide, mal de Alzheimer.
      O radical livre é um átomo instável do oxigênio corporal excedente (aquele que não é utilizado pelas células) que, uma vez em excesso, passa a prejudicar todas as funções orgânicas, e passa sofrer constante agressão, o que perverte e impede a sua boa função. É assim que a maior parte das doenças, notadamente as degenerativas, como o câncer,o diabetes, as doenças cardiovasculares, entre outras. A vida moderna, com inúmeros fatores estressantes e prejudiciais, principalmente a alimentação industrializadas, faz com que a produção de radicais se torne exageradas, além dos limites de controle das enzimas endógenas responsáveis pela manutenção dos mesmos em taxas inferiores.

Agentes formadores de radicais livres:
      Antibióticos
     Dietiletilbesterol ( e outros estrógeneos sintéticos)
     Sufiltos
     Corantes e aromatizantes derivados al alcatrão e similares
     Nitritos e nitrosaminas
     Ácidos úricos
     Indol e fenol
     Agrotóxicos
     Metais pesados
     Estresse
     Alcoolismo
     Tabagismo
     Excesso de medicação alopático